Getting your Trinity Audio player ready...
|
Trinidad e Tobago, país caribenho, ficou independente do Reino Unido em 31 de agosto de 1962. Celebrando 60 anos de independência e 42 anos de República.
Em Brasília, as comemorações da data aconteceram na quarta-feira (31) na Residência oficial. Além disso, o Museu da República e a Biblioteca Nacional foram decorados com as cores da bandeira nacional de Trinidad e Tobago.
A festividade foi prestigiada por embaixadores, membros do corpo diplomático e organizações internacionais, autoridades do governo brasileiros e amigos do país.
O embaixador de Trinidad e Tobago no Brasil, Gerard Greene disse aos convidados que seu povo faz parte de uma nação orgulhosa, rica em diversidade cultural e com liberdade religiosa que deve servir de exemplo para o mundo.
“Ao longo dos anos produzimos historiadores, cientistas, gigante literários de reconhecimento mundial, líderes políticos, filósofos e atletas”, continuou o diplomata. Ele também lembrou que o tambor de aço, único do século XX foi inventado em sua terra natal.
Segundo Greene, Trinidad e Tobago apresenta um sistema gratuito e robusto de educação, fator essencial na transformação social do país ao longo dos anos. Além de uma economia estável, o país insular tem investido nos setores de energia, tecnologia, economia verde e expandindo o setor agrícola local.
Finalizou brindando o excelente relacionamento compartilhado entre seu país com o Brasil, país com o qual estabeleceu relações diplomáticas em 1965, e deseja que estes laços continuem a crescer.
O embaixador Carlos Luís Dantas Coutinho Peres, Diretor do Departamento do México, Canadá, América Central e Caribe, durante seu discurso, cumprimentou à nação, em nome do Governo Federal.
Coutinho Peres destacou também que os países desfrutam de relações amistosas e cooperativas, tendo sido parceiros históricos na luta pela democracia, prosperidade, desenvolvimento das regiões e um futuro promissor.
Veja aqui mais fotos do evento: