O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, convocou um esforço concentrado para esta semana, com foco na indicação de autoridades. As sessões do Plenário estão marcadas para terça (22) e quarta-feira (23), às 16h. A pauta será definida conforme as indicações aprovadas na Comissão de Relações Exteriores (CRE).
A CRE também se reúne nesta terça, às 10h, para sabatinar sete indicados para chefiar embaixadas brasileiras e representações junto a organizações internacionais. São cinco indicações para chefiar embaixadas, principalmente na África. Se aprovadas pela CRE, as indicações serão analisadas no Plenário.
Duas das nomeações são para preencher postos brasileiros junto às organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A indicada para a Unesco, Paula Alves de Souza, é a atual diretora do Instituto Guimarães Rosa, fundado neste ano pelo Itamaraty para difundir a língua portuguesa e a cultura brasileira.
A indicada para a FAO, Carla Barroso Carneiro, foi assessora internacional em diversos ministérios, como Casa Civil, Educação, Cidadania e Desenvolvimento Regional.
Para as embaixadas na Tunísia e na Mauritânia, os indicados são os diplomatas Fernando José Marroni de Abreu e Evaldo Freire, respectivamente. Para a Guiné Equatorial, o indicado é Leonardo Carvalho Monteiro. A embaixada do Sudão deve se chefiada pelo diplomata Rubem Guimarães Amaral. Completa a lista a indicação de Márcio Fagundes do Nascimento para a embaixada brasileira na Jordânia.
Deixe seu comentário