Começou hoje, 30, o 4º Simpósio Internacional de Segurança, em Brasília, promovido pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF. Até amanhã, 31, o evento será realizado em formato presencial, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CIC), em Brasília, seguindo as normas contra a disseminação da Covid-19. A modalidade online estende-se até quarta-feira, 01/09, permitindo, assim, que os interessados, especialmente de outros estados, possam participar. Contudo, até o dia 30 de setembro toda a parte digital poderá ser acessada pelo site www.simposioseguranca.com.br.
O objetivo da iniciativa é debater e difundir tecnologias e informações para combater o crime. As palestras são apresentadas por especialistas em segurança pública e inteligência, empresários do setor, representantes de instituições policiais e organizações da sociedade civil.
Em 2020, o simpósio foi realizado 100% online, com cerca de 3 mil participantes, como gestores e servidores públicos das áreas de segurança, tecnologia e inteligência, além de empresas privadas e entidades representativas das áreas, formadores de opinião e imprensa. Comparecem anualmente ao simpósio representantes dos mais diversos órgãos ligados à segurança, como: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Militar, Secretarias de Segurança dos Estados e do Distrito Federal, Ministério Público, Ministério da Defesa, Forças Armadas, Embaixadas, Agência Brasileira de Inteligência, dentre outros. Participam também empresas relacionadas a seguimentos diversos, como: bancos, universidades, hospitais, estádios, hotéis, shoppings
Os temas abordados são Segurança Pública, Fronteiras, Crimes Cibernéticos, Smart Cities, Sistema Penitenciário, Sensoriamento Remoto e Inovações Tecnológicas.
De acordo com delegado de Polícia Federal Luciano Leiro, vice-presidente da ADPF, diretor regional da ADPF-DF e coordenador do evento, ao longo desses quatro anos, o Simpósio vem apresentando à sociedade e aos governos, alternativas para a modernização do combate ao crime por meio da inovação tecnológica. “A busca por um Estado cada vez mais moderno e que possa atuar de maneira efetiva no combate à criminalidade, torna o Simpósio um evento único, que debate barreiras e encontra soluções”, afirma.
*Com informações da Associação Nacional de Delegados de Polícia Federal.