Brasil e Quênia mantém relações diplomáticas desde a década de 1960. O país africano tem buscado uma aproximação com o Brasil pois entende que existe um potencial de comércio exterior a ser explorado, que será benéfico para ambas as partes.
O embaixador do Quênia Lemarron Kaanto está desde março de 2021 chefiando a missão diplomática de seu país em Brasília. Mestre em Sociologia pela Universidade Católica da África Oriental (CUEA) também é pós-graduado em Segurança Alimentar e Nutrição (Wageningen University, Holanda).
Desde sua chegada, vem trabalhando ativamente para a aproximação do Quênia com o Brasil e conversado com várias organizações brasileiras, como a Confederação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FeComercio SP), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC) e Serviço Social da Indústria (SESI). O objetivo é divulgar os potenciais do seu país e alavancar novos negócios.
Em entrevista do Diplomacia Business, ele destaca o potencial do Quênia, suas principais atrações turísticas e fala sobre a data nacional de seu país, celebrada anualmente em 12 de dezembro. Confira na íntegra:
Diplomacia Business: Como o senhor vê as relações bilaterais entre Quênia e Brasil?
Embaixador Lemarron Kaanto: O governo e o povo do Quênia apreciam profundamente as relações políticas, econômicas e interpessoais com o Brasil. Esses laços de amizade tornam possível uma abordagem comum para os problemas enfrentados pelas populações de ambos os países, inclusive garantindo que nossas comunidades empresariais prosperem.
O Quênia mantém relações de longa data com o Brasil, desde o estabelecimento de uma missão diplomática residente em Nairóbi em 1967. Da mesma forma, o Quênia estabeleceu uma embaixada no Brasil em outubro de 2006, localizada no Lago Sul, em Brasília.
Sempre houve relações calorosas e cordiais entre os dois países que floresceram, caracterizadas por parcerias mutuamente benéficas em várias áreas, como tecnologia de biocombustíveis, agricultura e energia, entre outras.
O Brasil é visto por nós como um mercado estratégico para a promoção das exportações de bens e serviços do Quênia. Por isso, buscamos aproveitar as enormes perspectivas econômicas e o potencial inexplorado que existe entre o Quênia e o Brasil para fortalecer ainda mais os laços econômicos, sociais e culturais.
Quais são os produtos que o Quênia mais tem interesse nesse intercâmbio, principalmente no agronegócio?
Embaixador Lemarron Kaanto: O Quênia tem grande potencial para exportar produtos com alta demanda no Brasil. Após a análise das importações brasileiras, concluímos que podemos fornecer uma série de produtos para melhorar a balança comercial. Entre eles, peças de vestuário, laminados planos de ferro e aço; produtos químicos como carbonato dissódico; inseticidas, raticidas, fungicidas, herbicidas; medicamentos; produtos agrícolas; nozes;
frutas cítricas; manteiga; extratos de Café, chá ou mate; chá; flores; azeite de dendê; peixes, entre outros.
No futuro, Quênia e Brasil devem profundar e expandir as relações em Comércio, Investimentos, Agricultura, Genética Animal e Turismo, entre outras áreas de cooperação.
A Kenya Vision 2030 é o Plano de Desenvolvimento do país que visa transformar o Quênia em um país recém-industrializado e de renda média, proporcionando alta qualidade de vida a todos os seus cidadãos até 2030 em um ambiente limpo e seguro. Somos signatários do Acordo de Livre Comércio Continental da África (AfCFTA) que formou em 2019 a maior área de livre comércio do mundo, criando um mercado continental único com uma população de 1,3 bilhão de pessoas e um PIB combinado de aproximadamente US$ 3,4 trilhões.
Com isso, há uma grande oportunidade para investidores brasileiros investirem no Quênia no fornecimento de equipamentos e serviços na cadeia de valor de produtos e serviços do programa piloto.
As Embaixadas do Quênia acolheram este ano, a par de Portugal, as Blue Talks. da ONU. Como o seu país está implementando a Agenda 2030?
As Embaixadas do Quênia e de Portugal em Brasília, juntamente com o Escritório das Nações Unidas no Brasil, coorganizaram as Blue Talks em março de 2022 com o objetivo de conscientizar sobre questões relacionadas ao uso sustentável dos oceanos antes da Segunda Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC) que foi co-organizado pelo Quênia e Portugal em Lisboa.
A partir do tema de 2022 da Conferência dos Oceanos da ONU “Ampliar as ações oceânicas com base na ciência e inovação para a implementação do ODS 14: inventário, parcerias e soluções”, nosso país tem estado na vanguarda da promoção de debates e amplo interesse nas questões relacionadas com os oceanos.
O Quênia tem se empenhado na promoção de Indústrias Verdes Sustentáveis por meio da produção de Energia Verde, incluindo energia eólica, energia solar; biomassa; biogás; energia hidrelétrica e eletricidade geotérmica, onde há potencial comprovado de até 10.000 MW de energia geotérmica ao longo do Vale do Rift; Áreas Menengai, Olkaria e Baringo do Quênia.
Abordando ainda mais a Agenda 2030, várias conferências internacionais sobre sustentabilidade ambiental e economia azul foram realizadas no Quênia, incluindo a Conferência de Economia Azul Sustentável em novembro de 2018, realizada em Nairóbi, que foi a primeira conferência global sobre economia azul sustentável.
O Quênia tem um Ministério dedicado com foco na Economia Azul com o Departamento de Estado para Economia Azul e Pescas, responsável por coordenar o desenvolvimento dos oceanos nacionais e a estratégia e política da economia azul; a coordenação do desenvolvimento do quadro político, legal, regulamentar e institucional para a indústria pesqueira e a Economia Azul. O Ministério está focado em impulsionar a transformação sustentável e a diversificação da economia oceânica, promovendo pesquisa e inovação, aumentando a participação local e o investimento na economia azul por meio do envolvimento e parcerias do setor privado.
Hoje é o Dia Nacional do Quênia. Como são as comemorações deste dia especial em seu país?
O Quênia celebrará seu Dia da Independência Nacional em 12 de dezembro de 2022, também conhecido como Jamhuri Day (Dia da República), pois esse dia marca quando o país foi formalmente admitido na Commonwealth como uma república. Jamhuri é a palavra da língua suaíli para “república”.
De fato, a data marca a celebração de dois eventos importantes. Em 12 de dezembro de 1964, o Quênia tornou-se uma república e um ano antes, em 12 de dezembro de 1963, o conquistou sua independência, comemorando assim 59 anos de governo soberano.
O Dia de Jamhuri é um dia importante para o Quênia, pois tem significado cultural e histórico. Todo queniano celebra o feriado e se lembra de nossa longa luta pela liberdade. As celebrações do Dia de Jamhuri incluem festas, discursos políticos, desfiles e danças. O ponto alto do evento será o Discurso à Nação, do Presidente Dr. William Ruto na capital Nairóbi.
Seu país é conhecido como a “terra do Safari”. Quais são as principais atrações turísticas do Quênia?
A Embaixada do Quênia está realizando atividades promocionais de turismo. Mostramos nosso país como um destino turístico de escolha para os brasileiros e vem realizando vários compromissos para promover o crescimento do turismo. Isso inclui vincular as partes interessadas da indústria do turismo para estudar a possibilidade de oferecer pacotes de viagens turísticas, criar vínculos em programas de treinamento em hospitalidade, colaboração em turismo esportivo, artes e estudos.
Temos várias atrações. O South Rift Valley do Quênia é o lar do safári original, pois é a Savana Africana Clássica. Com mais de 56 parques nacionais, reservas de caça e conservações privadas, são lar dos Big Five, ou seja, elefante, leopardo, rinoceronte, leão e búfalo, facilmente vistos ali. O circuito é famoso devido à migração anual dos gnus, além de vistas cênicas e paisagens, balonismo, caminhadas, caminhadas, safáris a cavalo, migração de loita e observação de pássaros. Suas principais atrações incluem: Reserva de Caça Maasai Mara, Parque Nacional Amboseli, Tsavo Leste e Oeste, Parque Chyulu Mational, Cultura e Patrimônio Maasai e Conservancise.
O litoral queniano é uma atração mundial, com algumas das melhores extensões de areia branca na África e águas quentes azul-turquesa do Oceano Índico durante todo o ano. Destino ideal para descanso, relaxamento e aventura. Nossa costa é um lugar rico em cultura histórica e herança dos árabes, portugueses e ingleses. A grande diversidade da cidade de Mombaça oferece excelente gastronomia, ricas excursões, agitada vida noturna, festivais e eventos. As principais atrações incluem; Diani, Malindi, Watamu, Mombasa, Lamu Old Town, Arabuko Sokoke e Shimba Hills.
A capital Nairóbi e seus arredores são as regiões mais vibrantes e emocionantes da África É o destino único do Quênia para entretenimento e compras e oferece várias atrações para os visitantes antes e depois de um longo safári. É o lar do único parque nacional urbano do mundo, o Parque Nacional de Nairóbi. As principais atrações são: Parque Nacional de Nairobi, Museu Nacional de Nairobi, Museu Karen Blixen, Orfanato de Elefantes, Giraffe Center e Museu Ferroviário.
O Monte Quênia e as cordilheiras de Aberdare fornecem as florestas das terras altas. É protegido dentro de parques nacionais, as montanhas suportam uma rica diversidade de habitats e vida selvagem. É ideal para o equador, golfe. caminhadas, caminhadas, ciclismo, trekking, montanhismo, safáris a cavalo, safáris de camelo, fly-camping, pesca de trutas, vida selvagem, cultura e patrimônio. Principais atrações; Mount Kenya e Aberdare Ranges, Aberdare National Park, Meru National Park, Lewa Conservancy e Ol Pejeta Conservancy
O North Rift é o lar dos famosos corredores de longa distância do Quênia e de seus centros de treinamento de alta altitude. O Rift oferece abundante vida selvagem e experiências de aventura no cenário de afloramentos vulcânicos enegrecidos, penhascos de basalto severos e lagos cintilantes repletos de flamingos. , canoagem, trekking, parapente. Principais atrações; Lago Baringo, Lago Bogoria, Vale Kerio e Trilha Transrift.
O norte do Quênia é uma das últimas grandes áreas selvagens da África, composta por paisagens desérticas, planícies rochosas e lar das culturas pastoris mais tradicionais da África Oriental. O maior lago desértico do mundo, o Lago Turkana, pode ser encontrado no norte do Quênia. Casa dos cinco especiais do Quênia (encontrados apenas nesta região no Quênia); a girafa reticulada, zebra Grevy, avestruz somali, o Oryx e o gerenuk. Principais atrações; Lago Turkana, Samburu Game Reserve, Deserto de Chalbi, Festival Cultural do Lago Turkana, Maralal Camel Derby
No oeste do Quênia, a região tem a porção queniana do maior lago da África, o Lago Vitória, e a única floresta tropical na África Oriental, a Floresta Kakamega. O Monte Elgon, a segunda montanha mais alta do Quênia, também é encontrado no oeste do Quênia.’ Rica cultura e mitos, observação de pássaros, caminhada Tropical, trekking, caminhadas, pesca, eventos de cruzeiros ao pôr do sol. As principais atrações são Cidade de Kisumu, Ilhas Rusinga e Mfangano, Ilhas Takawiri, Lago Vitória, Floresta Kakamega e Monte Elgon.
Deixe seu comentário