A primeira-ministra Sheikh Hasina enfatizou em entrevista a necessidade de aumentar a cooperação comercial e empresarial entre Bangladesh e o Brasil. Ela também parabenizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela sua posse no início do mês.
“Há um enorme espaço para a expansão do comércio entre os dois países”, disse ela ao se encontrar com o embaixador brasileiro em Bangladesh, Paulo Fernando Dias Feres neste domingo (8) na capital Daca. As informações são do Dhaka Tribune.
Hasina pediu ao governo brasileiro que priorize o comércio bilateral e a expansão dos negócios. Para isso, busca a assinatura de um Acordo Comercial Preferencial (PTA) ou Acordo de Livre Comércio (ALC) com o Brasil e outros três países do Mercosul: Argentina, Paraguai e Uruguai.
Bangladesh exporta principalmente produtos farmacêuticos e têxteis para o Brasil e importa soja, açúcar e trigo.
Observando que os produtos farmacêuticos agora enfrentam algumas restrições no processo de registro no mercado brasileiro, pediu que o governo brasileiro reveja as regras.
Por sua vez, o embaixador brasileiro disse que as roupas fabricadas em Bangladesh estão em alta demanda no mercado brasileiro. O Brasil pode ser um mercado importante para os produtos têxteis de Bangladesh, disse Dias Feres.
Ele acredita que existe um grande espaço para fortalecer a cooperação bilateral entre os dois países, especialmente em comércio e tecnologia. Em relação à cooperação agrícola bilateral, o embaixador disse que boas práticas, experiências e tecnologias agrícolas podem ser compartilhadas entre as duas nações.
O enviado do primeiro-ministro Mohammad Ziauddin, o secretário principal M. Tofazal Hossain Miah e o secretário sênior de Relações Exteriores, Masoud Bin Moman, também participaram da reunião.
Deixe seu comentário