O presidente chinês, Xi Jinping, detalhou nesta terça-feira os princípios orientadores das relações internacionais.
“Devemos fortalecer a solidariedade e promover o respeito mútuo e a cooperação ganha-ganha na condução das relações internacionais”, disse Xi em sua declaração proferida por meio de vídeo no debate geral da 76ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Um mundo de paz e desenvolvimento deve abraçar civilizações de diversas formas e deve acomodar diversos caminhos para a modernização, disse Xi. “A democracia não é um direito especial reservado para um país individual, mas um direito para as pessoas de todos os países desfrutarem.”
Referindo-se aos recentes desenvolvimentos na situação global, ele disse que eles mostraram mais uma vez que a intervenção militar de fora e a chamada transformação democrática não trarão nada além de dano.
“Precisamos defender a paz, o desenvolvimento, a equidade, a justiça, a democracia e a liberdade, que são os valores comuns da humanidade, e rejeitar a prática de formar pequenos círculos ou jogos de soma zero”, disse Xi.
Xi acrescentou que o sucesso de um país não deve significar o fracasso de outro país e que o mundo é grande o suficiente para acomodar o desenvolvimento comum e o progresso de todos os países.
Salientando que a China nunca invadiu nem intimidou outros países e que nunca o fará nem buscará a hegemonia, Xi disse que a China é sempre uma construtora da paz mundial, contribuinte para o desenvolvimento global, defensora da ordem internacional e provedora de bens públicos.
A China continuará trazendo ao mundo novas oportunidades através do novo desenvolvimento dela, observou Xi.
“Devemos melhorar a governança global e praticar o verdadeiro multilateralismo”, disse Xi. “No mundo, há apenas um sistema internacional, ou seja, o sistema internacional com as Nações Unidas em seu núcleo. Há apenas uma ordem internacional, ou seja, a ordem internacional apoiada pelo direito internacional. Há apenas um conjunto de regras, ou seja, as normas básicas que regem as relações internacionais apoiadas pelos propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas.”
A ONU deve manter em alta a bandeira do verdadeiro multilateralismo e servir como a plataforma central para os países salvaguardarem conjuntamente a segurança universal, compartilharem conquistas de desenvolvimento e traçarem o curso para o futuro do mundo, disse Xi.
Deixe seu comentário