Logo após o final da Segundo Guerra, em 17 de agosto de 1945, os líderes nacionalistas Sukarno e Mohammad Hatta proclamaram a independência da Indonésia.
Essa nação asiática é o maior arquipélago do mundo, com mais de 13 mil ilhas, das quais 922 são habitadas permanentemente. Uma das mais famosas é Bali, destino turístico de muitos brasileiros.
Homenagem do Google
Em várias partes do mundo, quem abrir a página inicial do Google hoje verá um dos famosos Doodles com uma homenagem à data nacional da Indonésia. A empresa já havia feito a mesma coisa em 2019.
O desenho usado pela maior ferramenta de busca do mundo foi criado pela artista Kathrin Honesta. Ela ilustrou a data que os indonésios conhecem como Tujuhbelasan (décimo sétimo).
O Google afirmou que cada letra na arte representa elementos comuns às comemorações do Dia da Independência. Os elementos têm características indonésias, começando com Sasando, um instrumento de harpa de nove cordas feito de bambu e folhas de palmeira nativa da Ilha Rote.
“Da esquerda para a direita, os instrumentos, objetos e outras pessoas retratadas incluem o pandeiro. Depois, há a máscara Hudoq de Kalimantan, a dançarina Pakarena de Sulawesi, e Tifa, um instrumento de percussão de Maluku.
Por último, gambus ou harpa de Sumatra. Todas as figuras são representados com padrões de batique exclusivos e máscaras para os instrumentos e origens da dança.
“Feliz Dia da Independência e fiquem fortes juntos, Indonésia!”, disse o Google escreveu no final da mensagem que acompanha a figura.
Deixe seu comentário