Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Embratur vai intensificar a promoção do Brasil na América do Sul durante o Meeting Brasil 2024. O evento, que está sendo realizado em quatro cidades-chaves do continente, que começou na terça-feira (30) e o dia 7 de agosto, terá reuniões estratégicas com operadores da cadeia internacional do turismo. O objetivo é garantir a ampliação de conhecimento dos destinos brasileiros de forma assertiva de acordo com o perfil do turista de cada país.
As cidades que receberão o evento são:
Buenos Aires, na Argentina: 30 de julho
Santiago, no Chile: 1º de agosto
Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia: 5 de agosto
Lima, no Peru: 7 de agosto.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a participação no Meeting Brasil representa o compromisso da gestão em expandir e fortalecer o diálogo com os profissionais de turismo da América Latina.
“O mercado latinoamericano é muito importante na promoção do Brasil. A proximidade geográfica e cultural torna mais fácil e acessível a visita para a nossa diversidade de destinos. Esse é o foco do nosso trabalho pela conectividade aérea e fortalecimento de rotas terrestres com nossos vizinhos, atraindo esses turistas para aproveitar todas as maravilhas que o Brasil tem a oferecer”, explica.
O evento vai reforçar os destinos brasileiros de Sol e Praia. A Embratur vai além e mostra como esse segmento é combinado com natureza, cultura e gastronomia de Norte a Sul do país, com a hospitalidade brasileira e a promoção de bem-estar e possibilidade de conexão consigo mesmo.
Jair Pasquini, diretor da Expan+® e organizador do Meeting Brasil, afirma que a participação da Embratur como um dos principais expositores no Meeting Brasil 2024 é um grande passo para reforçar a imagem do Brasil como um destino turístico de classe mundial.
“A Embratur tem sido fundamental na promoção dos nossos destinos no exterior, e estamos entusiasmados com as oportunidades que essa colaboração trará para os participantes do evento”, afirma.
A participação da Agência no evento faz parte de uma série de ações programadas e voltadas para fortalecer a promoção do Brasil nesses países. Para agosto, por exemplo, a Embratur receberá viagens de familiarização com operadores internacionais de turismo (famtours) e visitas de jornalistas e influencers (press trips) a destinos nacionais. Em setembro, está marcada a participação na Feira Internacional de Turismo (FIT) América Latina, que acontecerá em Buenos Aires. E para outubro haverá uma campanha publicitária de promoção do Brasil na região.
Em fevereiro último, por outro lado, a Embratur promoveu um roadshow que apresentou destinos brasileiros para operadores de Montevidéu, no Uruguai, Santiago, no Chile, de Lima, no Peru, e de Bogotá, na Colômbia, além da capital argentina. E no mesmo mês, em parceria com o Sebrae, a Agência levou jornalistas chilenos e argentinos em uma press trip para conhecer o Carnaval de Belo Horizonte (MG). Além disso, desde o início deste ano, a Agência vem atuando com os Comitês Descubra Brasil desses países.
Voos e assentos
A previsão de entrada de chilenos no Brasil, este ano, é de 465.087. Se o número de turistas se confirmar, o dado representará um crescimento de 1,42% com relação aos 458.576 de 2023. Já no caso dos bolivianos, a previsão de entrada para 2024 é de 140.279 visitantes, o que representará, com a confirmação dos dados, um aumento de 13,31% com relação ao ano passado, quando o Brasil registrou a chegada de 123.803 bolivianos.
No caso do Peru, a previsão de entrada para 2024 é de 138.286 turistas internacionais, número 39,19% maior que as entradas do ano passado, que tiveram 99.353 peruanos. Dos três países que receberão a Meeting Brasil 2024, a Argentina é o único com expectativa de queda, de 5% a 7%, indo de 1.882.240 argentinos em 2023 para 1.788.128, devido ao agravamento da crise econômica por lá. Apesar disso, o país ainda é o principal emissor de turistas para o Brasil.
Já em relação às informações da oferta de assentos aéreos, por país, atualmente a Argentina opera com 11 companhias com voos diretos para o Brasil e tem previsão de 2,5 milhões de assentos em chegadas para 2024, aumento de 22% em relação ao ano passado. Em segundo lugar, o Chile opera com três companhias, e com uma previsão de 1,9 milhão de assentos em chegadas para este ano, um acréscimo de 65% no comparativo com 2023.
Na sequência, Bolívia e Peru operam voos diretos para o Brasil com duas companhias aéreas cada. A previsão, no primeiro caso, é de 178 mil assentos em chegadas para o ano de 2024, representando um crescimento de 8% em comparação com 2023. E no segundo, a expectativa é de 445 mil assentos em chegadas, o que representará, caso o dado se confirme, um aumento de 20% em relação ao ano passado.
O evento
O Meeting Brasil 2024 é uma oportunidade para destinos e empresas de turismo brasileiros promoverem seus produtos e serviços para um público altamente qualificado de agentes de viagem e operadores internacionais. Este ano, o Meeting Brasil contará com a presença de mais de 50 expositores brasileiros, incluindo estados como Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e outros, com aproximadamente 20 destinos e atrativos turísticos.
Sobre o Meeting Brasil
O Meeting Brasil (meetingbrasil.com.br) é um evento que tem como objetivo realizar a promoção e venda de hotéis, receptivos, destinos e atrativos turísticos brasileiros para a América Latina. Ao longo de quase 30 anos de atuação, já foram realizados mais de 60 eventos presenciais em seis países da América do Sul e duas edições online, atingindo uma audiência de mais de 25 mil participantes de 17 países.
Sobre a Expan+® – Inteligência em Turismo
O Meeting Brasil é realizado pela Expan+® – Inteligência em Turismo, uma empresa que promove produtos brasileiros para o mundo de forma estratégica, gerando negócios e reconhecimento ao atuar como a ponte entre operadores e agentes de turismo no exterior, especialmente na América Latina. A empresa é liderada por Jair Pasquini, criador do Meeting Brasil e da MissãoMB.