O chanceler escolhido por Lula, Mauro Vieira, anunciou nesta quarta-feira (14), em entrevista coletiva, a embaixadora Maria Laura da Rocha para ocupar o principal cargo diplomático do Brasil.
A atual embaixadora do Brasil na Romênia assumirá a Secretaria-Geral do Itamaraty em janeiro, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Vieira também anunciou seu chefe de gabinete, o ministro Ricardo Monteiro.
Currículo extenso
Nascida no Rio, em 1955, Maria Laura da Rocha é advogada formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1976, passou no Curso de Preparação à Carreira de Diplomata (CPCD) do Instituto Rio Branco.
Em sua longa carreira diplomática, participou de atividades do Itamaraty na Alemanha e na Rússia; atuou como delegada permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); foi representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Além de ser chefe de Gabinete do Ministro das Relações Exteriores (2008-2011), serviu como secretária na embaixada de Roma e ministra-conselheira na embaixada em Paris. Foi embaixadora na Hungria e, desde 2019, é embaixadora na Romênia.
Deixe seu comentário