Getting your Trinity Audio player ready...
|
“Existe hoje uma ação real entre o Estado do Ceará e Sines [Portugal], além de uma série de iniciativas no sentido de fomentar a atividade econômica” entre os dois territórios, afirmou Armando Abreu no encerramento da terceira edição do “Portugal: Negócios & Investimentos”, dedicada à apresentação da Região do Alentejo, que ocorre de forma virtual esta semana. ”
Existe todo um outro Alentejo que temos de potencializar, seja no agronegócio, seja na parte do turismo”, acrescentou.
“Portugal – Negócios e Investimentos” é uma iniciativa da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e tem como foco a ambiência econômica das regiões portuguesas e seus potenciais de conexões e geração de oportunidades de negócios.
A edição desta semana falou sobre a região do Alentejo, com apoio da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e da Invest Alentejo.
O evento contou com a participação do embaixador de Portugal em Brasília, Luis Faro Ramos, que manifestou total disponibilidade da embaixada para a “facilitação” de contatos e negócios entre os dois países.
O debate foi centrado nas oportunidades e na importância estratégica de Sines para o Brasil, nomeadamente por causa do seu porto. “Vejo o agronegócio e a parte do turismo como os dois principais setores capazes e criarem um intercâmbio muito forte” entre empresários brasileiros e portugueses, ressaltou Armando Abreu, presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil.
Abre lembra que “devido à situação econômica e política que o Brasil vive existem muitos brasileiros interessados em investir fora” do seu país e quando decidem fazê-lo “é óbvio que o primeiro fator de aglutinação é a língua”.
Por isso, defendeu: “acho que existe uma grande oportunidade, desde que as oportunidades de negócios sejam apresentadas devidamente a alguns empresários brasileiros, de trazer investimento para Portugal”, na área do agronegócio.
A videoconferência contou ainda com as participações de Daniel Janeiro, Coordenador do Departamento de Relações Externas da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, de Luís Miguel Silva – Assessor Sistemas, Planeamento e Comunicação da Administração dos Portos de Sines e Algarve, de Rui Pereira – Chefe Gabinete de Apoio à Presidência e Vereação do Município de Sines
As duas edições anteriores, que ocorreram em 2021, fizeram apresentações das Regiões de Aveiro e Madeira.