O Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA), junto com a Prefeitura de Porto Alegre, o Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Porto Alegre e o Goethe-Institut de Porto Alegre promovem uma exposição do acervo de Theo Wiederspahn, importante arquiteto na história de Porto Alegre.
A mostra é realizada no Paço dos Açorianos (Praça Montevidéu, 10) e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. A visitação é gratuita e aberta ao público até 20 de janeiro.
Neste ano coincidem os 250 anos de Porto Alegre e os 70 anos de falecimento do arquiteto alemão Theo Wiederspahn, que imigrou para o Brasil. Atento à importância do fato, o Consulado Geral da Alemanha pretende contribuir com os eventos culturais da capital através da disseminação e conscientização do valor da obra desse arquiteto, que construiu mais de 500 prédios no Rio Grande do Sul, muitos dos quais na Capital.
A exposição – contendo desenhos originais, um mapa com localizações de projetos e obras, fotografias da época e atuais, projetos acadêmicos de revitalização e ainda cartas e documentos pessoais do arquiteto – busca fomentar o interesse pelos testemunhos edificados do passado que tanto contribuíram às singulares características da cidade e pretende estimular o interesse em percebê-los e reconhecê-los nas ruas.
Theo Wiederspahn nasceu na Alemanha e mudou-se para Porto Alegre em 1908, quando já dedicava a sua vida à arquitetura. Dentre seus principais projetos realizados na capital gaúcha estão o Hotel Majestic, atual Casa de Cultura Mário Quintana, o prédio hoje ocupado pelo Museu de Artes do Rio Grande do Sul, o Memorial do Rio Grande do Sul, antigamente sede da Agência Central dos Correios e Telégrafos e a antiga Faculdade de Medicina da UFRGS.
Deixe seu comentário