A 76ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas ocorre na semana que vem. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pretende aproveitar a ida de diversos líderes mundiais à Nova York para realizar uma cúpula sobre a pandemia do covid-19. O evento, que ocorrerá de forma virtual, será na próxima quarta-feira, um dia depois de falar na Assembleia Geral das Nações Unidas.
O comunicado foi publicado pela Casa Branca nesta sexta-feira (17). A porta-voz do governo norte-americano, Jen Psaki, disse em comunicado que “Este encontro visa expandir e fortalecer nossos esforços conjuntos” e “nos alinharmos com uma visão comum para derrotar a covid-19”.
Declarou ainda que o evento se baseará em “reuniões anteriores de líderes e ministros mundiais em fóruns como o G7, G20 e Act Accelerator para reunir a sociedade civil, ONGs, filantropos e a indústria junto com líderes mundiais”. A pauta da reunião do dia 22 tem quatro pontos, em um plano ambicioso: vacinar o mundo, salvar vidas, reconstrução econômica e prestação de contas das nações (sobre o combate à pandemia).
Não foram dados detalhes sobre os participantes, mas na reunião das autoridades Biden quer apresentar os Estados Unidos como líder global nos esforços para vacinar o mundo. Alegação questionada constantemente por analistas e algumas ONGs.
Em declarações recentes, Biden afirmou que os Estados Unidos são o maior doador de vacinas do mundo, e comparou os esforços de seu governo na pandemia com o envolvimento americano na Segunda Guerra Mundial.