O embaixador da Etiópia para o Brasil e a Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj) inauguraram o Consulado da República Democrática Federal da Etiópia no Rio de Janeiro. É o primeiro do país africano no Brasil.
O diretor-executivo da Caerj, Mario Scangarelli, foi empossado como cônsul honorário, e houve a formalização da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Etiópia. Os novos Consulado e Câmara serão sediados no mesmo endereço da Caerj, no Centro do Rio.
Estiveram presentes na solenidade o embaixador etíope, Tafa Tulu, Beza Melis, membro do corpo diplomático do governo da Etiópia, Wanda Krajnc Alves, Cônsul Honorário da Consulado da República da Eslovênia, Paulo Protásio, Presidente da CISBRA, Luciano Caldas, Diretor Jurídico do Sistema CISBRA | CAERJ, Mônica Romero, Diretora de RH e Relações Institucionais do Sistema CISBRA | CAERJ, Jovelino Pires, Diretor de Logística do Sistema CISBRA | CAERJ e Presidente da Câmara de Logística Integrada da AEB, Leonardo Ribeiro, Diretor Comercial da CAERJ, Nathalia Xavier, Gerente Geral do Sistema CISBRA | CAERJ, Barbara Scangarelli, Valquíria Scangarelli, irmã e mãe do Cônsul.
O Brasil exportou US$ 11,7 milhões para a Etiópia em 2021 e importou US$ 334 mil. Entre os principais produtos exportados para a Etiópia, estão o querosene de aviação, galos e galinhas, pulverizadores e equipamentos do agronegócio. Em contrapartida, o Brasil importa roupas de bebê, maiôs e biquínis e couro.
Deixe seu comentário