Os Emirados Árabes Unidos e o Brasil emitiram declaração conjunta após a visita oficial do Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ao país do Golfo no dia 15.
As duas partes concordaram em aprofundar ainda mais a parceria estratégica em áreas chave, incluindo energia renovável, ciência e tecnologia, desenvolvimento sustentável, educação, ação climática e segurança alimentar.
Discutiram a crescente agenda econômica bilateral e exploraram vias para expandir o comércio e investimentos. Também se empenharam em aprofundar o intercâmbio de análises sobre questões regionais e internacionais.
Como anfitriões da 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28) este ano, os EAU saudaram o anúncio da candidatura do Brasil para sediar a COP30, em 2025.
Além disso, os dois países expressaram empenho em trabalhar em conjunto para assegurar que o processo multilateral da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima prepare caminho para a correção de rumos em ação e ambição climática.
Durante a visita, foram assinados os seguintes instrumentos:
i) Memorando de Entendimento entre o Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil e a Academia Diplomática Anwar Gargash dos Emirados Árabes Unidos;
ii) Memorando de entendimento entre o governo dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e o governo da República Federativa do Brasil sobre ação climática;
iii) Declaração conjunta Brasil-UAE sobre ação e ambição fortalecidas em mudança do clima;