O embaixador de Luxemburgo, Carlo Krieger, faz visita oficial a Santa Catarina esta semana. Na manhã desta quinta-feira (30), esteve na Assembleia Legislativa catarinense, onde foi recebido pelo 1º vice-presidente da Alesc, deputado Nilso Berlanda, além dos deputados Moacir Sopelsa, Dirce Heiderscheidt e Rudinei Floriano.
Acompanharam Krieger os cônsules Charles Schmidt (Brasília) e Karin Schwinden (Santa Catarina), o adido econômico Felipe Diniz e a conselheira Política e Cultural Nádia Mellina.
Durante a visita, o diplomata destacou a importância de Santa Catarina para Luxemburgo. O maior número de descendentes de luxemburgueses no Brasil moram naquela estado, principalmente na região da Grande Florianópolis.
“Santa Catarina é um estado muito importante para os descendentes de Luxemburgo. Especialmente devido aos laços históricos, aos descendentes dos imigrantes que ajudaram a criar o estado, que é um dos mais produtivos e mais eficientes do Brasil. E também devido às relações econômicas com o seu Estado e o potencial que nós temos para cooperação futura”, destacou Krieger, que já esteve em Florianópolis no início deste ano.
A deputada Dirce Heiderscheidt, que é descendente de luxemburgueses conversou com o embaixador sobre o projeto de lei de sua autoria, que institui o Dia Estadual do Grão-Ducado de Luxemburgo. A data será celebrada anualmente em 23 de junho, que é o Dia Nacional de Luxemburgo.
Durante a visita, a embaixada de Luxemburgo firmou com a diretoria da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) um acordo de cooperação na área ambiental. Por meio dele, será oferecida capacitação técnica para projetos sustentáveis que permitam emitir títulos verdes (Green Bonds) na bolsa de valores de Luxemburgo,
a primeira do mundo a lançar esses títulos
Outro momento de destaque da visita ao colégio Antônio Peixoto, um descendentes de luxemburgueses. Na oportunidade, os diretorees apresentaram as instalações da instituição. Com a presença dos alunos, a bandeira do país europeu foi hasteada ao som do hino do Grão-Ducado. O embaixador Krieger participou da inauguração do novo auditório da escola.
O Grão-Ducado de Luxemburgo é um pequeno país da União Europeia, situado entre França, Bélgica e Alemanha, cujo território equivale à metade da área do Distrito Federal, onde vivem cerca de 610 mil habitantes.

Deixe seu comentário