Getting your Trinity Audio player ready...
|
O dia 21 de setembro é o Dia da Independência na República da Armênia. Antes disso, o Conselho Supremo da República Socialista Soviética Armênia (ASSR)adotou a Declaração de Independência em 23 de agosto de 1990.
O país, que está localizado numa região etno geográfica conhecida como Eurásia, que divide a Europa Oriental e Ásia Ocidental, estabeleceu relações com o Brasil em meados de 1992.
Em entrevista ao Diplomacia Business, o Embaixador da Armênia no Brasil, Armen Yeganian, destaca as relações bilaterais com o Brasil, fala sobre cultura, economia, direitos humanos e também sobre a data nacional de seu país. Confira na íntegra:
Diplomacia Business: O Brasil e a Armênia estabeleceram relações diplomáticas em 1992. Poderia nos contar sobre o desenvolvimento das relações entre os dois países. Quais são os projetos de cooperação mais recentes entre as duas nações?
Embaixador Armen Yeganian: As relações diplomáticas entre a República da Armênia e a República Federativa do Brasil foram estabelecidas em 17 de fevereiro de 1992. Desde março de 1998, o Consulado Geral da República da Armênia funcionava em São Paulo. Posteriormente, o status de Consulado Geral foi elevado ao de embaixada e, desde 2010, a Embaixada da Armênia funciona em Brasília. A Embaixada do Brasil na Armênia funciona desde agosto de 2006, e desde janeiro de 2011, o Gabinete do Cônsul Honorário da República da Armênia funciona em São Paulo.
Em 1º de setembro de 2022, Fábio Vaz Pitaluga, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Federativa do Brasil junto à República da Armênia, apresentou suas credenciais ao Presidente da República da Armênia. Em 24 de maio de 2023, eu, Armen Yeganian, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Armênia junto à República Federativa do Brasil, apresentou suas credenciais ao Presidente da República Federativa do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva. Durante os 21 anos de relações bilaterais, ocorreram 3 visitas ao Brasil a nível do Presidente da República da Armênia, bem como 3 visitas a nível do Ministro das Relações Exteriores da República da Armênia. Houve também uma visita à Armênia a nível do Ministro das Relações Exteriores do Brasil (Alousio Nunes Ferreira).
O Brasil é um importante parceiro e uma voz significtaiva nos assuntos internacionais e atualmente é membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU. Existe uma cooperação muito produtiva entre a Armênia e o Brasil nos fóruns internacionais. Em muitas ocasiões, os dois países se apoiaram mutuamente nas candidaturas um do outro.
Existem vários acordos entre a Armênia e o Brasil:
• Acordo entre o Governo da República da Armênia e o Governo da República Federativa do Brasil sobre Cooperação Cultural (assinado em 05.07.2002)
• Acordo entre o Governo da República da Armênia e o Governo da República Federativa do Brasil para o estabelecimento de regime de isenção de visto para portadores de passaportes diplomáticos e de serviço (assinado em 05.07.2002) – Desde 2015, os titulares de passaportes ordinários dos dois países estão isentos da obrigação de visto com base na reciprocidade.
• Acordo entre os Governos da República da Armênia e da República Federativa do Brasil sobre Cooperação na Área da Educação (assinado em 05.07.2002)
• Acordo entre o Governo da República da Armênia e o Governo da República Federativa do Brasil sobre Cooperação Técnica (assinado em 12.08.2016).
• Memorando de Entendimento sobre Cooperação Comercial e de Investimento entre o Governo da República da Armênia e o Governo da República Federativa do Brasil (assinado em 17.11.2017).
Diplomacia Business: A Embaixada do Brasil em Yerevan tem promovido a cultura brasileira na Armênia por meio da promoção de shows, exposições fotográficas, artes plásticas e exibição de filmes. Como a Embaixada da Armênia atua na área cultural no Brasil?
Embaixador Armen Yeganian: Apesar do impacto da COVID-19 e das restrições no que diz respeito à organização de eventos públicos, a Embaixada da Armênia em cooperação com a Comunidade Armênia do Brasil continuou a organizar eventos culturais como exposições e concertos. Por exemplo, em agosto de 2022, foi organizado um concerto em São Paulo, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, durante o qual foram executadas obras do famoso compositor armênio Georgi Gurdjieff. Temos, por exemplo, o Instituto Gurdjieff em São Paulo. Este ano, planejamos celebrar o 120º aniversário de outro famoso compositor arménio, Aram Khachaturian. Pretendemos ainda organizar um concerto com a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro – OSNTC. O concerto terá lugar no Teatro Plínio Marcos.
Diplomacia Business: A Armênia celebra, no dia 21 de setembro, a sua independência. Como a Embaixada celebrará esta data?
Embaixador Armen Yeganian: Planejamos realizar uma recepção no Consulado Honorário da Armênia em São Paulo, onde esperamos a participação de altos funcionários estaduais e municipais, bem como de representantes de organizações armênias em São Paulo, Rio de Janeiro e Osasco.
Diplomacia Business: Atualmente, como está o fluxo comercial entre Armênia e Brasil?
Embaixador Armen Yeganian: De acordo com as estatísticas oficiais publicadas pelo Comitê de Estatística da República da Armênia, o comércio entre a Arménia e o Brasil em 2022 aumentou consideravelmente, totalizando 84,31 milhões de dólares (em 2021, o mesmo valor foi de 54,95 milhões de dólares). De acordo com as estatísticas oficiais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Brasil, o aumento das importações foi devido, principalmente, às importações de equipamentos de construção urbana do Brasil. Além de equipamentos de construção, os principais produtos de exportação do Brasil foram carne suína e derivados, charutos, cigarros e outros produtos do tabaco, calçados e café não torrado. A Armênia, por sua vez, exportou principalmente roupas e outros produtos da indústria leve, equipamentos de eletrodiagnóstico para fins médicos, cirúrgicos e odontológicos.
Diplomacia Business: Em que áreas os países podem aprofundar o relacionamento?
Embaixador Armen Yeganian: O setor agrícola, incluindo a produção de vinho, é considerado muito promissor para o desenvolvimento do comércio bilateral e das relações econômicas. Nos últimos anos, os produtos vitivinícolas armênios entraram no mercado brasileiro e apresentam crescimento constante. A vinificação na Armênia remonta a 6.000 anos, esta é uma tradição antiga da nossa nação.
O setor da ciência e tecnologia, em particular a esfera das Tecnologias de Informação, é considerado o setor com maior potencial para o desenvolvimento das relações bilaterais. Apenas alguns exemplos: A Synopsys Armênia é uma das maiores empresas de TI do país, produzindo 90% da procura global de software para USBs. A Armênia desempenha um papel especial na exportação de educação e programas de TI, tais como a abertura de centros e caixas TUMO para tecnologias criativas em países como a França e o Japão.
Ucrânia
Embaixador Armen Yeganian: Queremos, certamente, que as questões existentes entre os dois Estados amigos sejam resolvidas através do diálogo diplomático, de negociações e de acordo com as normas e princípios do direito internacional e da Carta das Nações Unidas. Esperamos que sejam tomadas as medidas necessárias para reduzir as tensões e resolver a situação de forma pacífica.
Como enfatizado por nosso Primeiro-Ministro, Nikol Vovayi Pashinyan: “Não somos aliados da Rússia na guerra com a Ucrânia. E o nosso sentimento dessa guerra, desse conflito, é de ansiedade porque afeta diretamente todas as nossas relações”.
Somos uma nação com mais de 4.000 anos de história. Nosso calendário nacional começa há 4.516 anos. É claro que podemos falar de história e afirmar que não só Nagorno-Karabakh, mas também os territórios adjacentes fizeram parte das Terras Altas da Armênia ou da Armênia Histórica, mas quero sublinhar que não se trata de história, trata-se de direitos humanos fundamentais e de segurança da população armena em Nagorno-Karabakh.
No que diz respeito ao Corredor de Lachin, está escrito na Declaração Trilateral de 9 de Novembro de 2020, que o Corredor de Lachin permanecerá sob o controle das forças de manutenção da paz russas para fornecer acesso desimpedido a mercadorias e passageiros em ambos os sentidos. Nisso, concluimos afirmando que apoiamos o processo de paz no âmbito de normas internacionalmente reconhecidas.
Direitos Humanos
Embaixador Armen Yeganian: O Brasil está se esforçando muito com os direitos dos povos indígenas aqui e o Brasil é sempre muito vocal na arena internacional, falando sobre os direitos dos povos indígenas, as questões que existem, os problemas que existem e averiguando soluções para essas questões. Isso ressoa em nós por causa dos povos indígenas de Nagona, Karabakh, eles são indígenas daquela parte. Esses fatores são muito importantes para nós e meu foco aqui é trabalhar com o governo brasileiro para cooperar na arena internacional com eles para transmitir nosso ponto de vista, obviamente, sobre as questões mais importantes.
Economia
Embaixador Armen Yeganian: Nossa economia está indo muito bem, e acredito que isso se deve à Revolução de Veludo que aconteceu na Arménia em 2018. Foi um momento histórico na história da antiga Armênia, mas trouxe ao poder um novo governo na Arménia, a luta contra a corrupção. O fim da corrupção sistêmica desencadeou os negócios e os empresários ficaram muito mais felizes.
Quando a Armênia é bloqueada pela Turquia e pelo Azerbaijão em dois locais, um país pequeno, sem acesso ao mar, os negócios começaram a se desenvolver. Os nossos principais parceiros comerciais são a União Europeia, a Rússia e a Geórgia, além de países do Oriente Médio, Estados Unidos, Canadá e depois o resto do mundo.
Então a Armênia é como eu disse, é um país pequeno e existem certos produtos como produtos ligados à agricultura, produção de vinho, produção de Brandy trançado armênio, que é famoso no mundo.