Os deslizamentos resultantes das fortes chuvas que caíram sobre Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, deixaram um rastro de destruição e cerca de 100 mortos até o momento,
Assim como aconteceu recentemente com as enchentes na Bahia, a tragédia gerou gestos de solidariedade de diversas embaixadas.
O Ministério de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal publicou uma mensagem pelas redes sociais. Há uma ligação histórica de Petrópolis com o país europeu por ter sido lar da Corte portuguesa no século XIX.
“Lamentamos a perda de dezenas de vidas em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, consequência das cheias e desabamentos provocados pelas fortes chuvadas que atingiram a região. Exprimimos a nossa solidariedade para com todos os que estão sendo afetados por esta tragédia”, afirma a nota oficial
🇵🇹🇧🇷Lamentamos a perda de dezenas de vidas em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, consequência das cheias e desabamentos provocados pelas fortes chuvadas que atingiram a região. Exprimimos a nossa solidariedade para com todos os que estão sendo afetados por esta tragédia.
— N Estrangeiros PT (@nestrangeiro_pt) February 16, 2022
O Ministério das Relações Exteriores da Sérvia também manifestou apoio numa mensagem em inglês, que foi republica em português pela embaixada sérvia no Brasil.
“Estamos profundamente entretidos com uma notícia natural sobre Petrópolis (RJ), #Brasil. Nossos pensamentos e pensamentos estão com os significados das mais importantes inovações e deslizamentos de terra, pois expressamos nossas condolências a todas as famílias”, diz a nota.
Estamos profundamente entretidos com uma notícia natural sobre Petrópolis (RJ), #Brasil. Nossos pensamentos e pensamentos estão com os significados das mais importantes inovações e deslizamentos de terra, pois expressamos nossas condolências a todas as famílias.
@Itamaraty_PT https://t.co/XcHxfHw9Cb— Embassy of the Republic of Serbia in Brazil (@SRBinBrazil) February 16, 2022
A embaixada da China no Brasil foi outra a fazer uso das redes sociais para expressar condolências pela tragédia no Rio. O embaixador Yang Wanming publicou no Twitter uma mensagem pessoal e reproduziu a carta enviada por ele ao governador do Rio, Claudio Castro.
“Tomei conhecimento, com profundo pesar, das perdas humanas e materiais provocadas pelo forte temporal que têm atingido Petrópolis no Estado do Rio de Janeiro”, escreveu Wanming.
Disse ainda que “Expresso, em nome do Governo e povo chinês e no meu próprio, as sentidas condolências Às vítimas e a solidariedade às famílias das vítimas, aos feridos e ao povo do seu Estado. Estou convencido de que, sob a sua liderança, o Estado do Rio de Janeiro ultrapassará esse desafio e todos que foram atingidos terão uma rápida recuperação”.
Meus sentimentos às vítimas, famílias e todas as pessoas afetadas pelas fortes chuvas que ocorreram na região serrana do Rio de Janeiro. Minha solidariedade a todos que estão passando por esse momento delicado. pic.twitter.com/v36n7jfNsc
— Yang Wanming (@WanmingYang) February 16, 2022
Deixe seu comentário