As Embaixadas de Portugal e do Quênia em Brasília, em conjunto com a ONU no Brasil, irão organizar, em 16 e 17 de março, as Blue Talks, um evento em formato híbrido, contando com a participação na sessão de abertura (09h00) do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva.
Também participarão o Ministro do Meio Ambiente do Brasil, Joaquim Leite, e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Marcos Pontes.
Esta será a primeira de várias iniciativas que mobilizarão todas as Embaixadas portuguesas nos preparativos para a II Conferência do Oceanos das Nações Unidas (UNOC), realizada de 27 de junho a 1 de julho, em Lisboa, e cujos coanfitriões são os governos português e queniano.
As Blue Talks, na Embaixada de Portugal, serão constituídas pela já referida mesa de abertura (9h00 – 10h00) e por dois painéis:
- 1.º Painel, em formato híbrido – 16 de março (10:30 – 13:00) – “Ligações entre ODS14 (Oceanos) e ODS6 (água potável e saneamento): comunidades de água doce e água salgada trabalhando em conjunto”, com a participação de Catarina Albuquerque, Presidente Executiva da Parceria Global Sanitation and Water for All e Relatora Especial da ONU para o direito à água potável e ao saneamento, entre 2008 e 2014.
- 2.º Painel, em formato online – 17 de março (09h00 – 11h30) – “A abordagem All Atlantic e a Amazônia Azul”, com um leque expressivo de especialistas brasileiros e portugueses envolvidos na All-Atlantic Ocean Research Allliance que promove o conhecimento científico e a capacidade de investigação em toda a bacia do Atlântico, incluindo pesquisa polar.
Este será um debate com forte cunho luso-brasileiro sobre temas fundamentais da atualidade como o papel vital dos Oceanos na regulação do Clima. O evento conta com o apoio da Organização das Nações Unidas. A mesa de abertura será também composta pelo Embaixador de Portugal, o Embaixador do Quênia, a Coordenadora Residente da ONU no Brasil e a Chefe de Delegação Adjunta da União Europeia.
Notas: a língua principal dos trabalhos será em português, com tradução simultânea.
Sobre a palestrante
Catarina de Albuquerque será oradora principal (keynote speaker) no primeiro painel das Blue Talks.
Ela ingressou na parceria Saneamento e Agua para Todos (Sanitation and Water for All – SWA) em 2014 e suas prioridades incluem a defesa de um papel fundamental para a SWA dentro dos ODS, priorização política de WASH em um alto nível global, ajudando a construir consenso entre parceiros, estabelecendo parcerias estratégicas com outros iniciativas e setores e liderando o Steering Committee da SWA.
Anteriormente, foi a primeira Relatora Especial da ONU sobre o direito à água potável e ao saneamento. Entre 2004 e 2008, ela presidiu as negociações do Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, que a Assembleia Geral da ONU aprovou por consenso em 10 de dezembro de 2008.
Catarina de Albuquerque é Professora Convidada das Faculdades de Direito das Universidades de Braga e Coimbra (Portugal) e Assessora Jurídica Sênior do Gabinete de Documentação e Direito Comparado, instituição independente da Procuradoria-Geral da República. Foi galardoada com a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos pela Assembleia da República (10 de Dezembro de 2009) pelo seu trabalho de destaque na área dos direitos humanos. Seu trabalho em direitos humanos também foi homenageado pelo Presidente da República Português (outubro de 2009) com a Ordem do Mérito, que é um reconhecimento da bravura, conquista ou serviço pessoal de um indivíduo.
É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal) e DES pelo Institut Universitaire de Hautes Etudes Internationales (Genebra, Suíça).
Idiomas: Fluente em Português, Inglês, Francês, Espanhol e Alemão.