A Embaixada do Brasil em Roma, Itália, receberá de setembro a novembro uma exposição sobre a esposa de Dom Pedro II, a imperatriz Teresa Cristina (1822-1889).
A mostra “De Pompéia a Marajó: l’imperatrice Teresa Cristina e gli oggetti di desiderio tra Italia e Brasile” será inaugurada no dia 30 de setembro e fica aberta ao público até 2 de novembro no Palazzo Pamphilj de Roma.
O evento, com curadoria de Evelyne Azevedo e Fernanda Marinho, celebra os 200 anos da Rainha Nápoles e a independência do Brasil. Ambas as datas são comemoradas em 2022. Um dos principais destaques da exposição é o afresco “Dragão e Dois Golfinhos“, encontrado no Templo de Ísis em Pompeia, Itália, destruído por um incêndio em 2018.
A peça foi restaurada recentemente. Originalmente foi enviada ao Brasil em 1856 por Ferdinando II, rei das Duas Sicílias e irmão de Teresa Cristina. A mostra terá a presença de outros artefatos do Parque Arqueológico de Pompeia, além de fragmentos de cerâmica marajoara e artefatos de grupos indígenas da Amazônia.
Serviço:
“Da Pompei a Marajó: l’imperatrice Teresa Cristina e gli oggetti di desiderio tra Italia e Brasile”
Local: Galleria Candido Portinari / Palazzo Pamphilj (Embaixada do Brasil), Piazza Navona 10, Roma
Data: 30 de setembro a 2 de novembro de 2022 Horários e entrada: de segunda a sexta, 10h – 17h (exceto feriados).
Entrada gratuita.
Mais informações: cultural.roma@itamaraty.gov.br
* Com informações de ANBA.
Deixe seu comentário