A edição 2022 do “Vini d’Italia – Salão do Vinho Italiano no Brasil”, idealizado pela Embaixada da Itália no Brasil acontece este ano nos dias 17 e 19 de outubro.
O objetivo é fomentar o consumo do vinho italiano, reconhecido pela sua alta qualidade, promover o encontro enogastronômico e fortalecer as relações comerciais e de amizade entre a Itália e o Brasil.
O evento é realizado em Brasília desde 2018. Este ano, além da degustação, ocorrerá um fórum de debates sobre o negócio de vinhos nos dois países, com a participação de especialistas no setor vitivinícola brasileiro.
“Estamos muito orgulhosos por contribuir para a realização e o sucesso de um evento que designa Brasília como a Capital do Vinho por duas noites, ampliando a atenção do público brasileiro para além dos tradicionais e consolidados circuitos de vinhos no país”, disse o Embaixador Francesco Azzarello.
A programação
O primeiro dia (17 de outubro) será dedicado ao mercado de vinho ítalo-brasileiro e seus impactos na economia dos dois países, com a realização do fórum “Debate: O mercado e as perspectivas do vinho Ítalo-Brasileiro”, apresentado pelos palestrantes Felipe Galtaroça, consultor de mercado de vinhos e CEO da Ideal BI Consulting e Diego Bertolini, consultor de mercado, especialista em vinhos e co-fundador do portal EducaVinhos.
Em seu painel, Felipe Galtaroça abordará os movimentos do mercado de vinhos e espumantes no Brasil antes, durante e após a pandemia, com a participação da Itália neste cenário, suas principais regiões produtoras e os tipos de vinhos importados pelo Brasil.
Para mostrar como a imigração italiana foi fundamental para o desenvolvimento e profissionalização do mercado de vinhos do Brasil, Diego Bertolini fará, em sua palestra, um cruzamento histórico desde a imigração italiana, em 1875, que deu início à colonização da Serra Gaúcha, berço do desenvolvimento da viticultura no Brasil, até os dias de hoje, com um mercado consolidado e mais de 1100 vinícolas em atividade.
Após o fórum, será realizada uma degustação de vinhos de vinícolas ítalo-brasileiras harmonizados com queijos e produtos de charcutaria italianos.
O dia 19 de outubro será dedicado à mostra de vinhos italianos importados no Brasil. Nesta noite, a degustação de vinhos italianos será harmonizada com pratos típicos da gastronomia brasileira. Na ocasião, serão apresentados rótulos das principais regiões italianas como: Piemonte, Vêneto, Puglia, Toscana, Umbria, Sicília, Campanha, Trentino-Alto Adige, entre outras.
O encontro terá a participação de 17 das mais representativas importadoras e distribuidoras do mercado de vinhos do país, que disponibilizarão para os convidados 181 rótulos de diversos estilos e cepas, produzidos por viticultores da Itália, visando a promoção e aumento do consumo de vinhos e espumantes italianos no mercado brasileiro, assim como as relações comerciais entre os dois países.
O evento é uma iniciativa importante para levar a excelência da vitivinícola italiana diretamente ao público-alvo, estimulando a promoção e comercialização do produto no Brasil, mercado de enorme potencial para esse consumo.
Segundo dados da ITA – Italian Trade Agency no Brasil, em termos de volume, em 2021, a Itália exportou para o Brasil 12,3 milhões de litros de vinho e, só no primeiro semestre de 2022, injetou 6 milhões de litros de vinho italiano no mercado brasileiro.
Serviço:
Evento: Vini d’Italia – Salão do Vinho Italiano no Brasil
Data: 17/10 das 18h30 às 22 horas
19/10 das 18h30 às 22 horas
Local: SES – Quadra 807 – Lote 30, St. de Embaixadas Sul SES 807 – Asa Sul, Brasília
Deixe seu comentário