Sétimo maior país da África, o Mali faz fronteira com a Argélia, Níger, Mauritânia, Senegal, Costa do Marfim, Guiné e Burkina Faso. No passado, seu território foi sede de três impérios da África Ocidental que controlavam o comércio transaariano: Império Gana, Mali e Songhai.
Ex-colônia francesa, o país tem como capital a cidade de Bamako e como língua oficial o francês. Em 1960, no dia 22 de setembro, o Mali se tornou um país independente, tendo Modibo Keita como primeiro presidente. A agricultura é a base de sua economia, sendo o país o 2º maior produtor mundial de castanha de Karité, o 8º maior de castanha-de-cajú e o 15º maior produtor de algodão e manga.

Bastante difundida na cultura local, os Dogon são um grupo étnico que vive na região central do país, sendo conhecidos por suas danças de máscaras, tradições religiosas, esculturas e arquitetura.
Mali e Brasil compartilham um acordo de cooperação sob o Projeto Algodão com Trabalho Docente que fortalece efetivamente as relações políticas e econômicas entre os dois países.