Getting your Trinity Audio player ready...
|
O último relatório sobre o tópico, “Advancing Accessible Tourism for Destinations, Companies, and People” (Promovendo o Turismo Acessível para Destinos, Empresas e Pessoas) , produzido com o Governo de San Marino e a AccessibleEU, apresenta 25 boas práticas em acessibilidade defendidas pela Bélgica, República Tcheca, França, Grécia, Israel, Itália, Portugal, Turquia, San Marino, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Uzbequistão. Ele também fornece insights sobre melhorias de acessibilidade no turismo baseado na cultura e na natureza, festivais e rotas de peregrinação, experiências urbanas e rurais, esportes e megaeventos, turismo de compras e transporte.
O relatório foi lançado oficialmente na feira internacional de turismo FITUR de 2025. A FITUR também serviu como plataforma para o diálogo público-privado contínuo para promover ainda mais o turismo inclusivo e acessível para todos.
Governos e empresas compartilham visão para turismo acessível
Um evento paralelo especial, organizado pela ONU Turismo e pela AccessibleEU com o apoio da Fundação ONCE, da Rede Europeia para o Turismo Acessível (ENAT) e da ILUNION Accesibilidad , comemorou duas décadas de conquistas no turismo acessível.
O seminário ” Turismo Acessível: Aproveitando os Benefícios de Destinos Inclusivos para Empresas e Pessoas ” contou com debates envolvendo formuladores de políticas de alto nível dos Estados-membros da ONU Turismo, incluindo Equador, Itália e Portugal, além de líderes de acessibilidade de Málaga e Berlim, parte da Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO) da ONU Turismo.
Governos e conselhos de promoção enfatizaram a importância de:
Melhorar a informação e a comunicação sobre ofertas acessíveis para aumentar o conforto, a segurança e a duração da estadia dos visitantes;
Fortalecer a cooperação transnacional para dimensionar o mercado global de turismo acessível e monitorar seu crescimento constante;
Promover oportunidades de emprego para pessoas com deficiência no setor; e
Utilizando inovação e dados para conscientizar o público e atrair investimentos.
Setor privado trabalhando lado a lado com destinos
Os membros afiliados do Turismo da ONU e parceiros estratégicos na agenda de sustentabilidade – a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e a Aliança Mundial de Hospitalidade Sustentável (WHSA) – juntamente com os principais operadores turísticos e empresas de transporte como IMPULSA Igualdad (Espanha), Sage Travelling (EUA) e Holmeswood Coaches (Reino Unido), pediram:
Harmonizar os padrões de acessibilidade e simplificar sua implementação em todo o setor;
Aproveitando a tecnologia e plataformas de marketing universais para promover experiências acessíveis;
Medir os impactos dos avanços de acessibilidade sobre funcionários, clientes e principais partes interessadas; e
Incorporando acessibilidade às principais estratégias de negócios.
Fonte: UNWTO.