Por ocasião do encontro, em 16 de fevereiro, do Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, e do Presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, foi emitida um comunicado conjunto.
Conforme o Itamaraty, a reunião entre os Presidentes “transcorreu em atmosfera de cordialidade e confiança mútua, reflexo dos laços históricos de amizade e cooperação entre o Brasil e a Rússia”.
Na pauta, conversas sobre o fortalecimento da parceria estratégica, buscando ampliar o diálogo político e elevar o relacionamento bilateral. Eles reforçaram o compromisso de “promover um sistema internacional inclusivo, equitativo e representativo, de acordo com os princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas, voltado à promoção da paz, da democracia e da prosperidade para todos”.
Os líderes nacionais exaltaram o dinamismo da cooperação bilateral nas áreas de agricultura, energia, meio ambiente, defesa, ciência e tecnologia, educação e cultura. Destacando, ainda, a retomada do comércio bilateral ao patamar anterior à pandemia e reiteraram o interesse mútuo na ampliação e diversificação da pauta de comércio bilateral.
Um dos principais objetivos da visita por parte do Brasil, foi tratar do aumento do fornecimento de fertilizantes russos ao Brasil. O que, segundo a nota, foi alcançado. Nesse contexto, trataram do aumento da relação no agronegócio. Também encaminharam o aumento de cooperação entre as agências alfandegárias do Brasil e da Rússia, visando simplificar os procedimentos aduaneiros.
Vale ressaltar que foi tratado o incremento da Aliança Tecnológica Brasil-Rússia, em áreas como nanotecnologia, biotecnologia, inteligência artificial, tecnologias de informação e comunicação, pesquisas em saúde e oceanos. Isso deve se refletir nos intercâmbios entre universidades, instituições de pesquisa e startups dos dois países.
Finalizaram o encontro com um convite para Vladmir Putin visitar ao Brasil, o que foi aceito, mas sem definição das datas, que serão acordadas posteriormente pelos canais diplomáticos.
A nota pode ser lida na íntegra aqui.