Getting your Trinity Audio player ready...
|
A “Comida di Buteco”, servida em bares que participam de concurso do mesmo nome em vários cantos do Brasil, faz sucesso entre brasileiros e também estrangeiros como embaixadores, cônsules e pessoal do corpo diplomático de Brasília.
A Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal (Setur-GDF) que apoia o evento, convidou a categoria e nesta quarta-feira, 18, à noite, representantes de várias nações provaram petiscos do Dikantu Bar, na SCLN
(Superquadra Comercial Local Norte) 204, nesta capital.
A 21ª edição do “Comida di Buteco” foi aberta dia 30 de julho e continua até 22 de agosto em 20 cidades brasileiras. Em Brasília, 16 bares participam este ano do evento, criado no ano 2000. Os pedidos podem ser presenciais ou por delivery.
Os embaixadores José Ignácio Piña Rojas, do México; Ignácio Ybánez, da União Europeia; e Miguel Lecaro, do Panamá, participaram do encontro para provar a “Comida di Buteco”, quarta-feira. Também estiveram no Dikantu Bar os seguintes representantes de embaixadas sediadas em Brasília: David Atar, Encarregado de Negócios de Israel; Karin Regase, chefe adjunta da missão do Egito; Pablo De Angelis, ministro conselheiro da Argentina, e Natália Braggio, esposa do ministro De Angelis; e Marcos Antonônio Huertas Sanchez, conselheiro da embaixada do México.
Esta é a segunda vez este ano que embaixadores e representantes do corpo diplomático de Brasília, além de dirigentes da Setur-DF, prestigiam o “Comida di Buteco”, sempre respeitando o distanciamento social e as regras para evitar a pandemia. No dia 12 deste mês, diplomatas da Índia, Paraguai, República Dominicana, Peru e Chile estiveram na Universidade da Cerveja, tradicional bar localizado no Cruzeiro, em Brasília, que participa do concurso culinário.
Sucesso
Cerca de 8 milhões de pessoas e 600 butecos participaram da última edição do “Comida di Buteco”, em 2019. Foram vendidos mais de 490 mil petiscos, segundo os organizadores. Cada buteco cria um petisco para participar do concurso. Os bares são previamente selecionados para participar e durante o concurso recebem nota do público de 1 a 10 para 4 quesitos: petiscos, higiene, atendimento e temperatura da bebida. Ao final do certame é eleito o melhor buteco de cada cidade e do país.
Buteco com “U” é uma expressão que vem de Minas Gerais, apelido carinhoso dos bares, que significa simplicidade e autenticidade, comida boa, ambiente democrático e descontração. Na edição de 2021, o tema do concurso é “Raizes” e cada buteco apresenta petiscos com essa inspiração, com ingredientes da terra. Mais informações em http://www.comidadibuteco.com.br/brasilia/
Clique abaixo para ver mais fotos do evento.
Imagens: SETUR/DF