Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta quarta-feira (24), o vice-Ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Almas Aidarov, participou em Brasília de um evento para apresentação de oportunidades de investimento e comércio em seu país a empresários brasileiros.Também estavam presentes Galymzhan Mataev, representante do Kazakh Invest, e Cassiano Pereira Viana, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Cazaquistão.
Na abertura do evento, o Embaixador do Cazaquistão Bolat Nussupov apresentou ao público presente as possibilidade de negócio com seu país, com destaque para a cooperação na indústria de mineração e no mercado agroindustrial.
Em sua fala, Aidarov destacou o potencial comercial, econômico e de investimento do Cazaquistão, bem como medidas governamentais para aprofundar e expandir a cooperação bilateral, em particular após a criação do Conselho Empresarial Cazaquistão-Brasil – coordenado conjuntamente pelo Centro de Indústria e Exportação do Cazaquistão “QazIndustry” e a Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI) – além do Grupo de Trabalho Interdepartamental sobre Comércio e Economia.
Durante o evento, Mataev explicou em detalhes a política de investimentos do Cazaquistão, as ações do governo para melhorar o ambiente de investimento, enfatizando as possibilidades de investimento para as empresas brasileiras.
Ao final do evento, o advogado Cassiano Viana fez um apanhado sobre o comércio bilateral nos últimos anos, apresentando o potencial comercial da relação Brasil-Cazaqusitão, além das commodities produzidas pelo Cazaquistão e que podem ser exportadas para o mercado brasileiro.
O evento contou com a presença de representantes de mais de 30 empresas brasileiras que atuam em setores da como mineração, energia, agricultura e produção industrial.
Paralelamente ao evento, ocorreu o encontro bilateral entre Almas Aidarov e a diretoria da WEG, maior empresa brasileira de equipamentos elétricos industriais. Eles discutiram as atividades da empresa no Cazaquistão, além da possibilidade de lançamento de um centro de serviços e construção de uma fábrica de equipamentos elétricos.
Almas Aidarov também reuniu-se com o futuro cônsul honorário do Cazaquistão em São Paulo Graziano Messana, diretor-geral da GM Venture, que administra ativos de mais de 50 empresas.