Getting your Trinity Audio player ready...
|
Às margens das comemorações oficiais do bicentenário da Independência do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro, reuniu-se em Brasília esta semana com os Chefes de Estado de Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal, Enviado Especial de Moçambique e o Secretário Executivo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).
Acompanhado do Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, recebeu no Palácio Itamaraty, o presidente português Marcelo Rebelo de Sousa. Os mandatários celebraram a longa história comum dos dois países, além dos profundos laços afetivos entre os povos brasileiro e português.
O Presidente da República agradeceu ao Presidente e demais autoridades de Portugal a autorização para o traslado do coração de D. Pedro I ao Brasil, símbolo importante do Bicentenário e da amizade entre os dois países.
No encontro com o Presidente José Maria Neves, de Cabo Verde, foi lembrada proximidade geográfica e histórica entre os países é base para intensa cooperação humanitária e técnica, principalmente em cultura e educação.
Durante a conversa com o Presidente de Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, destacou-se a cooperação técnica, um importante traço da relação bilateral e abrange áreas tão diversas como saúde, agricultura, educação, formação profissional e fortalecimento das instituições do Estado.
Sobre a recepção do secretário-executivo da CPLP, Zacarias Albano da Costa; e o ministro da Presidência de Moçambique para Assuntos da Casa Civil, Constantino Alberto Bacela, não foi divulgada a agenda.
Em nota, o Palácio do Itamaraty disse que “o convite e a presença de chefes de Estado e representantes de países de língua portuguesa simbolizam os laços históricos que os unem ao Brasil”.