O presidente Jair Bolsonaro está em visita oficial ao Oriente Médio e nesta terça-feira (16), participou de vários eventos no Reino do Bahrein. No vídeo publicado em suas redes sociais, o mandatário brasileiro mostrou como foi o encontro com o rei Hamad Bin Isa Al Khalifa.
– Encontro com Sua Majestade o Rei Hamad Bin Isa Al Khalifa.
– Reino do Bahrein.
– 16/Novembro/2021. pic.twitter.com/bY5QRprSL5— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 16, 2021
Bolsonaro destacou que a hospitalidade e a forma “carinhosa” do povo do Bahrein o marcarão “para sempre”. Disse ainda que “Esta nossa aproximação é muito bem-vinda. O que falta para nós, podemos conseguir aqui. E o que falta para os senhores aqui, com toda certeza, conseguirão por lá. Temos tudo para somar, para cada vez mais nos fortalecermos”.
Revelou o desejo de aprofundar as relações econômicas bilaterais com o Bahrein. “Temos muita coisa a oferecer um para o outro. O comércio tem crescido muito, em especial nos últimos três anos. E temos mais espaço ainda para melhor trocarmos mercadorias, para melhor atendermos nossa população”, enfatizou.
Após um almoço no Palácio Real, foram assinados acordos de cooperação nas áreas de política, cultura e esportes.
O Bahrein exporta para o Brasil principalmente minérios, produtos químicos, ferro e petróleo. Já o Brasil tem as vendas concentradas principalmente na área do agronegócio com destaque para as carnes e grãos. Até o fim deste ano o Brasil deve se tornar a principal fonte de importações de minério de ferro para o Bahrein, superando a China e os Estados Unidos.
O avanço do comércio entre as duas nações fez com que o Bahrein se transformasse no quarto destino das exportações brasileiras no Oriente Médio, atrás de Arábia Saudita, Turquia e dos Emirados Árabes Unidos.
Primeira visita de um presidente brasileiro ao país
A visita de Bolsonaro entra para a história como a primeira de um presidente brasileiro ao Bahrein.
A agenda oficial foi intensa. Antes do encontro com o rei, ocorreu a inauguração da embaixada do Brasil na capital Manama. As duas nações mantém relações diplomáticas desde 1971, mas os interesses brasileiros eram representados pela embaixada no Kuwait. O Ministério das Relações Exteriores afirmou que uma representação própria no país fortalecerá os laços entre as duas nações.
No discurso na inauguração da nova representação brasileira o presidente disse que existe grande espaço para a ampliação dos negócios entre o Brasil e o Reino do Bahrein.
“Não faltalm oportunidades”
O presidente brasileiro também participou da cerimônia de encerramento do encontro empresarial da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. O seminário apresentou as oportunidades de relações comerciais entre os dois países.
Em seu discurso, o Presidente Jair Bolsonaro enfatizou as oportunidades que o Brasil oferece aos investidores do Bahrein. Destacou as riquezas minerais e as terras agricultáveis que fornecem alimento para um bilhão de pessoas no mundo. “O mundo está aberto para todos, o Brasil também está aberto aos senhores. Não faltam oportunidades, na infraestrutura, na defesa, em turismo”, ressaltou o Presidente Jair Bolsonaro. “A confiança é a base desse relacionamento. Podem ter certeza, o Brasil, cada vez mais, recupera e ganha confiança em todo o mundo. O orgulho de estar aqui, de representar a minha nação perante uma plateia tão seleta, isso faz, obviamente, com que o Brasil se sinta cada vez mais integrado na elite econômica”, concluiu.
Centro Coexistência Pacífica
Fechando a agenda, a comitiva brasileira visitou na noite de terça-feira, o Bahrain Economic Development Board e discursou em sessão especial do Centro Global Rei Hamad para a Coexistência Pacífica.
Nos eventos, falou da satisfação em ser o primeiro chefe de estado do Brasil a visitar o reino e destacou que os países assinaram um memorando de entendimento e cooperação para convivência pacífica.
“O memorando de entendimento estabelece as bases do que deverá ser uma proveitosa cooperação entre os nossos países. Os fundamentos são os valores compartilhados pelos nossos países. Valores muito bem expressos na declaração do reino do Bahrein”, afirmou.
Bolsonaro elogiou os esforços do rei Hamad, que contribuíram para o estreitamento das relações estreitas entre o Brasil e o Reino do Bahrein, baseadas em princípios e valores comuns como liberdade de religião e crença e rejeição ao extremismo.
* Com informações do Governo do Brasil e Agência Brasil.
Deixe seu comentário