A Argélia anunciou que rompeu relações diplomáticas com o Marrocos a partir de 24 de agosto. O ministro dos Negócios Estrangeiros argelino, Ramtane Lamamra, anunciou terça-feira (24), o corte nas relações com Marrocos é devido a “ações hostis” do reino em relação à Argélia.
Lamamra explicou as razões desta decisão afirmando que “a história mostrou que o reino de Marrocos nunca parou de realizar ações hostis para com a Argélia”. Seu governo atribuiu a Marrocos a responsabilidade pelos incêndios que devastaram o norte do país e deixaram 75 mortos. Classificou ainda os incêndios como “criminosos” e que teriam sido provocados por grupos considerados terroristas, como o Movimento pela autodeterminação da Kabylia, que teria o apoio do Marrocos..
Por sua vez, Marrocos lamentou nesta quarta (25), o corte de relações diplomáticas anunciado na terça-feira pela vizinha Argélia por alegadas “ações hostis” de Rabat, e considerou a decisão de Argel como “completamente injustificada, embora esperada”.
O governo da França apelou para que a Argélia e Marrocos voltarem ao diálogo, em prol da estabilidade na região do Magrebe.
Com informações de Lusa e RFI
Deixe seu comentário