Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma das nações mais prósperas da África, a Cotê D’Ivoire (Costa do Marfim) faz fronteira com Gana, Burquina Faso, Mali, Guiné e Libéria. O país recebeu este nome devido ao intenso comércio de presas de elefantes (marfim) no passado.
Cote D’Ivoire tem duas capitais: Yamoussokro (oficial), e Abidjan (capital econômica e administrativa). Em Yamoussokro fica a Basílica de Nossa Senhora da Paz, a maior igreja do mundo.
Destaque turístico marfinense é o Parque Nacional Taï. Patrimônio Mundial da Unesco, o local é conhecido por abrigar espécies ameaçadas de extinção, como o belo hipopótamo-pigmeu.
A nação é destaque na produção de cacau, produzindo em média 2,2 milhões de toneladas por ano, o que representa cerca de 42% da produção mundial. Além disso, a Cotê D’Ivoire ocupa o primeiro lugar mundial na produção e exportação de castanhas-de-cajú.
As relações diplomáticas entre a Cotê D’Ivoire e o Brasil tiveram início na década de 1960 após a independência do país africano. Os países mantêm programas de cooperação educacional.