Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Secretária-Geral das Relações Exteriores do Brasil, Embaixadora Maria Laura da Rocha, recebeu, na sexta-feira (1), as cópias figuradas das cartas credenciais do novo Embaixador do Kuwait no Brasil, Talal Rashed Al-Mansour.
A Secretária-Geral ressaltou os laços políticos e econômicos entre Brasil e Kuwait, e reconheceu o papel do Kuwait como investidor relevante em diferentes setores da economia brasileira.
Em 1968, foram estabelecidas formalmente relações diplomáticas bilaterais e criada a primeira embaixada do Brasil junto ao governo do Kuwait, funcionando cumulativamente a partir do Cairo.
Em 1975, o Brasil inaugurou sua missão diplomática residente no emirado, gesto reciprocado pelo Kuwait em Brasília, em agosto do mesmo ano.
Foram registradas nove visitas de alto nível de autoridades kuwaitianas ao Brasil e oito, do lado brasileiro, ao Kuwait. Nesse contexto, cabem destaque as visitas do chanceler brasileiro, em fevereiro de 2005, e do primeiro-ministro kuwaitiano, xeique Nasser Al-Sabah, em julho de 2010. Nas ocasiões, foram assinados diversos acordos em áreas como cooperação técnica, meio ambiente, esportes, e transporte aéreo, além de emenda ao acordo de cooperação de 1975.