O presidente Jair Bolsonaro iniciará nesta quinta-feira (20) sua primeira viagem internacional de 2022. O mandatária visita Paramaribo, capital do Suriname, e no dia seguinte (21), segue para Georgetown, capital da Guiana.
Segundo foi divulgado à imprensa pelo Ministério das Relações Exteriores, “a viagem presidencial ocorre no contexto do fortalecimento das relações bilaterais, em cenário de retomada do diálogo estratégico entre os governos e de perspectivas de maior desenvolvimento econômico e social no Suriname e na Guiana, impulsionado pelas descobertas recentes de petróleo e gás”.
O governo brasileiro deve oferecer assistência e cooperação técnica, por meio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e da Petrobras.
Originalmente, a visita estava prevista para acontecer em 2019, mas acabou adiada por causa da pandemia. A agenda atende a convite dos presidentes do Suriname, Chandrikapersad Santokhi, e da Guiana, Irfaan Ali.
Os mandatários realizam um encontro trilateral na sexta-feira em Paramaribo. A agenda também prevê a discussão de projetos em áreas como comércio, investimentos, energia, infraestrutura, segurança, defesa, cooperação técnica e questões da pauta regional.
Outro tema na pauta é a construção de um porto de águas profundas na Guiana, que poderá abrir outro canal para o escoamento de produtos do Norte brasileiro pelo Atlântico. Já está em construção uma estrada ligando o Estado de Roraima ao porto.
Conforme adiantou o Diplomacia Business na semana passada, existe uma expectativa dos países vizinhos em assinar um acordo de facilitação de transporte terrestre com o Brasil, que evitaria o transbordo de cargas. Eles também desejam aumentar os reconhecimentos mútuo de medidas sanitárias e fitossanitárias, o que aumentaria o número de produtos comercializados entre os países.
Deixe seu comentário