A embaixada do Equador em Brasília encaminhou a seguinte carta alusiva ao 212º aniversário do Primeiro Grito de Independência no Equador, de 10 de agosto de 1809.
Senhoras e senhores:
Neste dia tão especial para a República do Equador, percorremos as páginas de nossa história para lembrar que o dia 10 de agosto de 1809 marcou a existência de uma nova ordem na antiga Corte Real de Quito, dando início ao processo de independência de Quito, do Equador e os demais processos de independência da América Latina.
Devemos à determinação de uma digna e valente mulher chamada Manuela Cañizares, que promoveu os esforços dos patriotas que deram o Primeiro Clamor da Independência em Quito, ilustres heróis como Juan Pio Montufar, Antonio Ante, Manuel Quiroga, que com o seu sacrifício e determinação foram a semente da independência do Equador, finalmente selada em 24 de maio de 1822, o que permitiu mais tarde, em 1830, o nascimento da República do Equador.
Com muito orgulho, equatorianos, onde quer que estejamos, devemos manter viva essa herança libertária forjada no cadinho da dedicação e sacrifício da herança de nosso país.
Hoje, novos nomes, novos sobrenomes, novos heróis de nossos dias, com seu trabalho, por mais simples que seja, também fazem o nome do Equador brilhar no mundo.
Com o seu exemplo, despertam em cada um de nós a dignidade, o trabalho e a responsabilidade em cada tarefa que cumprimos para manter o nome do Equador no alto, com orgulho e honra para projetar um futuro que germina na história viva do Equador, que teremos herdar para as próximas gerações de equatorianos.
Por ocasião das comemorações de 212 anos deste glorioso feito histórico, a Embaixada do Equador em Brasília destaca o fortalecimento das relações bilaterais entre o Equador e o Brasil, dois países irmãos e amigos que, a partir de interesses comuns, fortalecem uma relação sólida a partir de a cooperação e o fortalecimento da agenda bilateral para alcançar juntos o desenvolvimento e o bem-estar de seus povos.
Atualmente, o governo do Presidente Guillermo Lasso, desde que assumiu seu mandato, deu um novo giro às relações internacionais do Equador, com uma projeção prática de abertura à comunidade internacional sob a fórmula “Mais Equador no mundo e mais mundo no Equador”, que permitiu uma maior presença internacional em prol da realização dos elevados interesses nacionais e permite que o país alcance melhores condições para o desenvolvimento e bem-estar dos equatorianos e demais habitantes do território nacional.
Quanto ao Brasil, este ano especialmente o Equador destaca a solidariedade permanente e o alto sentido humanitário deste país em tempos de difícil situação de saúde global causada pela pandemia causada pela Covid-19, durante a qual o Brasil, este grande e solidário país, contribuiu com importantes suprimentos de saúde ao Equador em atendimento às necessidades urgentes apresentadas pelo Ministério de Saúde Pública do Equador, entre outros, insumos de biossegurança para atender a emergência sanitária, medicamentos especiais para doenças imunodeficientes, bem como importantes lotes de vacinas para imunização infantil, em atendimento atento e oportuno resposta às urgências apresentadas pelas autoridades sanitárias equatorianas por meio desta Missão Diplomática, pela qual reiteramos nossa gratidão ao Governo e ao povo do Brasil.
Nesta ocasião, a Embaixada do Equador em Brasília, replicando as palavras do Presidente da República, saúda especialmente os cidadãos equatorianos que se encontram por todo o território deste grande país, o Brasil.
Reconhecemos e apoiamos os esforços e o trabalho com que contribuem em cada uma de suas atividades, representando a nobreza do cidadão equatoriano fora de sua terra natal e estamos prontos para atendê-los em suas diversas necessidades, bem como por meio de procedimentos consulares.
Na ocasião, destaca-se o empreendedorismo dos equatorianos no Brasil, com destaque para a preparação do ceviche de camarão, elaborado por Sonia Espinoza, equatoriana residente em Brasília. Este vídeo está disponível nas redes sociais desta Embaixada.
Finalmente, devido às atuais limitações sanitárias, a Embaixada do Equador, o Escritório Consular em Brasília e o Consulado em São Paulo, organizaram alguns eventos em comemoração ao Primeiro Grito de Independência que podem ser apreciados tanto pessoalmente quanto pessoalmente. tecnologia digital.
Em Brasília, a “Biblioteca Nacional” e no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor e a Estácio se Sá, lugares emblemáticos dessas importantes cidades, serão iluminados com as cores da bandeira equatoriana.
Esses eventos acontecerão hoje, dia 10 de agosto, a partir das 19h00.
Nós convidamos você a desfrutar dessas ações de luz com as cores da nossa bandeira, tanto pessoalmente como através das nossas redes sociais.
Muito obrigado!
Brasília, 10 de agosto de 2021
Embajada del Ecuador en Brasil
Assista a mensagem da Embaixadora do Equador Doris Melo Jácome:
https://www.facebook.com/EmbajadadeEcuadorenBrasil/posts/4643012465718055