Getting your Trinity Audio player ready...
|
Seguindo a resolução 54/68, de 6 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas promove anualmente a Semana Espacial Mundial, para celebrar as contribuições da ciência e tecnologia espaciais para a melhoria da condição humana.
Um tema é selecionado a cada ano pela Diretoria da Associação da Semana Espacial Mundial em estreita coordenação com o Escritório de Assuntos Espaciais da ONU. O tema deste ano será dedicada às mulheres que estão envolvidas na exploração espacial. O foco do evento a ser realizado entre 4 e 10 de outubro é “Mulheres no Espaço”.
Já existem mulheres envolvidas na exploração espacial, mas o percentual ainda é pequeno. Uma das maiores incentivadoras para que eles aumentem logo é Maruška Strah, Diretora Executiva da Semana Mundial do Espaço. Ela também é mentora do programa Space4Women do UNOOSA o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior.
Recentemente, a astronauta japonesa Naoko Yamazaki disse que a “diplomacia espacial” pode ajudar a salvar o planeta. Isso mostra como o tema possui relevância entre as nações.
Eventos paralelos online
A Semana Mundial do Espaço é o maior evento espacial da Terra, com mais de 8.000 eventos paralelos em 2019, realizados em 96 países. Esses eventos são organizados por uma variedade de organizações, incluindo agências espaciais, empresas aeroespaciais, clubes de astronomia e museus.
Por causa da pandemia global, muitos dos eventos paralelos à Semana Espacial Mundial serão transmitidos pela internet. A Space Foundation nos Estados Unidos organizará “O Espaço é Melhor Juntos“, com duração de uma semana, falando do incrível impacto das mulheres no setor espacial. A União Astronômica Internacional celebrará a maratona “100 Horas de Astronomia” com uma ampla gama de atividades. O SSERD na Índia realiza um Programa de Extensão de 2 semanas com webinars, workshops e competições para todas as faixas etárias em todo o mundo.
Carta Magna do Espaço
Em 4 de outubro de 1957, o lançamento ao espaço sideral do primeiro satélite terrestre feito pelo homem, o Sputnik 1, abriu o caminho para a exploração espacial. Uma década depois, em 10 de outubro de 1967, entrou em vigor o “Tratado sobre os Princípios que Regem as Atividades dos Estados na Exploração e Uso do Espaço Exterior, incluindo a Lua e Outros Corpos Celestiais”, também conhecido como a”Carta Magna do Espaço”,
Hoje, o Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA) é o órgão da ONU responsável por promover a cooperação internacional no uso pacífico do espaço sideral. O UNOOSA atua como secretariado do único comitê da Assembleia Geral que trata exclusivamente da cooperação internacional nos usos pacíficos do espaço sideral: o Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (COPUOS).
O UNOOSA também é responsável por implementar as responsabilidades do Secretário-Geral de acordo com a legislação espacial internacional e manter o Registro das Nações Unidas de Objetos Lançados no Espaço Exterior.
A ciência e a tecnologia espaciais e suas aplicações estão cada vez mais sendo usadas para apoiar uma ampla gama de atividades das Nações Unidas. Pelo menos 25 entidades da ONU e o Grupo Banco Mundial usam rotineiramente aplicativos espaciais. Eles fazem contribuições importantes e às vezes essenciais para o trabalho das Nações Unidas, apoiando iniciativas de desenvolvimento sustentável.