Getting your Trinity Audio player ready...
|
De acordo com o diplomata, o Sultanato de Omã usa os lucros do petróleo para para fortalecer o desenvolvimento humano em todos os seus âmbitos, proporcionando vida digna, justiça social e igualdade aos cidadãos. Os serviços públicos em Omã são gratuitos e de alta qualidade, especialmente os serviços de saúde e educação.
O papel da mulher omani tem se ampliado. Elas ocupam 41,9% dos empregos do setor público, 26,4% dos empregos do setor privado e representam 23% dos empresários, segundo dados estatísticos oficiais do país, em 2020. Segundo Thamir Al Alawi, há cinco décadas, há aumento da porcentagem de mulheres entre os embaixadores omanis no exterior; e na representação feminina nos membros do Conselho de Omã (Parlamento, em ambas as câmaras). Na atual formação do governo omani estão três ministras.
Diplomacia Business – Omã comemora sua data nacional este mês. Quais avanços que o país tem alcançado nos últimos anos?
Sr. Thamir Al Alawi – Encarregado de Negócios de Omã – Em setembro de 2015, o Sultanato de Omã ficou entre os países que endossaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda de 2030 das Nações Unidas, e se tornou um dos estados membros interessados em alcançar os objetivos desse Plano de Desenvolvimento Sustentável, em suas três dimensões: Econômico, Social e Ambiental.
Em 2019, as Nações Unidas elogiaram os esforços do Sultanato de Omã no âmbito do cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável, especialmente por ter sido um dos primeiros países a apresentar o relatório voluntário sobre as conquistas das metas de desenvolvimento sustentável até 2030.
Omã possui reservas de petróleo. Desde que se descobriu essas reservas, a vida do país mudou. Qual é o impacto dos lucros do petróleo na qualidade de vida da população de Omã?
Thamir Al Alawi – O Sultanato de Omã usa os lucros do petróleo para prestação de uma maior atenção ao desenvolvimento humano em todos os seus âmbitos, dando ao cidadão de Omã prioridade em todos os seus planos de desenvolvimento e visões estratégicas, que se baseiam na melhoria dos níveis de renda individual, proporcionando uma vida digna, justiça social e igualdade entre os seus cidadãos, prestando gratuitamente todos os serviços públicos de alta qualidade, especialmente os serviços de saúde e educação.
O papel da mulher omani pode ser visto através dos percentuais de sua presença nas estatísticas oficiais, onde as mulheres ocupam 41,9% dos empregos do setor público, 26,4% dos empregos do setor privado e representam 23% dos empresários, em 2020. Elas têm 43% do total aceito em programas do governo de bolsas de estudo e intercâmbios educacionais para o ano acadêmico de 2020.
Ademais, também registaram sua presença na vida pública há cinco décadas, que continua crescendo, por exemplo com o aumento da porcentagem de mulheres entre os embaixadores omanis no exterior, e a representação feminina nos membros do Conselho de Omã (Parlamento, em ambas as câmaras), além disso possui três ministras na atual formação do governo omani.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) classificou Omã como o Estado que tem a maior melhora no mundo em termos de desenvolvimento nos últimos 40 anos. Quais são os assuntos ligados a este fato?
Thamir Al Alawi – Os planos e esforços contínuos do governo no campo do desenvolvimento tiveram sucesso no progresso dos padrões de vida no Sultanato de Omã. Esses esforços fizerem o Sultanato ocupar o 5º lugar no mundo árabe e 47º globalmente entre os 189 países mencionados no Relatório de Desenvolvimento Humano Global do ano de 2019, emitido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Recentemente o PIB per capita médio atingiu 37.000,00 riais omanis. Bem como, Omã alcançou posições avançadas mundialmente nas áreas de educação e saúde, e em 2001 ficou em primeiro lugar na lista da Organização Mundial de Saúde em termos de eficiência nos serviços de saúde, à frente dos outros 191 países membros.
No relatório da ONU de 2010, o Sultanato de Omã foi o país que teve a maior melhora nos últimos 40 anos entre os 135 países avaliados (o relatório indicou a melhora no período de 1970 a 2010). Os passos de Omã no campo da educação, empoderamento das mulheres e cuidados de saúde levaram o Sultanato a ocupar esta posição.
Uma parte significativa da economia de Omã vem do turismo, do comércio de peixes e de certos produtos agrícolas. Poderia nos informar, em detalhes, sobre a economia do país? Para onde Omã exporta seus produtos?
Thamir Al Alawi – O Produto Interno Bruto (PIB) do Sultanato de Omã é de 77 bilhões de dólares, e a produção dos setores de petróleo e gás contribui com 64% do PIB do país. No entanto, o Sultanato pretende aumentar os percentuais de contribuição dos setores não petrolíferos no PIB, por exemplo, elevando a contribuição do setor de turismo para 5,9% até o ano 2040, para chegar à meta de 20 bilhões de dólares americanos.
No âmbito do comércio exterior, o volume das exportações de Omã ascendeu a cerca de 10,02 bilhões de dólares e as importações a 7,9 bilhões de dólares (segundo dados da Agência Nacional de Estatísticas). Os principais países que atraem as exportações de Omã são: China, Coréia do Sul, Índia e Arábia Saudita. Enquanto os principais exportadores de Omã são: Emirados Árabes Unidos, China, Índia, Brasil e Arábia Saudita.
Ao falar de intercâmbio comercial entre o Sultanato de Omã e a República Federativa do Brasil, o volume da balança comercial entre os dois países somou 1,6 bilhão de dólares em 2021. As exportações brasileiras para o Sultanato chegaram à meta de 1.287 bilhão de dólares, o que equivale a 5,5% das importações do Sultanato. As commodities mais exportadas do Brasil para Omã são: minerais, carne e alimentos.
Por outro lado, o valor das exportações de Omã para o Brasil é 340 milhões de dólares, e as commodities omanis exportadas a este país são: minerais, fertilizantes, indústrias químicas e peixes.
Quem são os turistas interessados em visitar Omã? Quais são os lugares do país mais atraentes para os turistas? Existem outras logísticas incentivando o desenvolvimento do turismo em Omã, como rede hoteleira, transporte e segurança?
Thamir Al Alawi – Antes de abordar o setor do turismo no Sultanato, vale a pena mencionar os elementos que Omã desfruta e sustenta neste setor. Entre eles, Omã possui o primeiro lugar entre os países mais seguros e menos arriscados para viajar no mundo, de acordo com o mapa de 2021 de riscos mundiais de viagens, elaborado pela Instituição “SOS” da Consultoria Internacional.
Em 2020, o Sultanato liderou a lista de países do mundo menos expostos a atentados terroristas. Obtendo “terrorismo zero” pela oitava vez consecutiva, de acordo com o Índice Global de Terrorismo para o ano de 2020.
O número de turistas que visitaram o Sultanato em 2019 chegou a cerca de 3,5 milhões de pessoas, e o Sultanato pretende aumentar esse número após isentar os cidadãos de 103 países de vistos para ingressar em Omã em 2021. A lista dos países isentos inclui todos os países do continente Sul-americano.
No que diz respeito ao turismo que o Sultanato possui, este é diverso e variado entre os setores desportivo, geológico, cultural, patrimonial, natural e comercial. Omã caracteriza-se pela diversidade da sua natureza geográfica entre o campo, a serra, os vales, ilhas, desertos, nascentes de água, cavernas e praias que se estendem por mais de 3.000 km2, e é rica em cinco sítios classificados na lista do patrimônio mundial. Estes famosos lugares são: Rota do Incenso, Os Sítios Arqueológicos de Bat, Os Sistemas de Irrigação Aflaj “em cinco zonas”, Forte de Bahla e sua muralha, além de hospedar mais de 4.000 castelos e fortes históricos.
O setor do turismo no Sultanato também possui uma infraestrutura diferenciada que inclui cerca de 491 hotéis, entre eles: 26 hotéis de 5 estrelas; 24 hotéis de 4 estrelas; 38 hotéis de 3 estrelas; 55 hotéis de duas estrelas e 348 outras unidades hoteleiras que incluem hotéis de uma estrela, hotéis não classificados, casas de repouso e apartamentos de hotelaria.
Mais informações para os turistas interessados em visitar o Sultanato de Omã, podem ser encontradas nos sites de agências de turismo conhecidas no Sultanato, e especialmente no site oficial do Ministério do Patrimônio e Turismo de Omã: www.omantourism.gov.om.