A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, nesta segunda-feira (29), a visita do embaixador do Azerbaijão no Brasil, Elkhan Polukh Polukhov. Durante o encontro, o embaixador e o reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, assinaram uma carta de intenções, cujo objetivo é fortalecer a cooperação entre Brasil e Azerbaijão dentro do campo técnico-científico.
Presidida pelo Reitor Valdiney, o evento contou com a presença, além do presidente da Agência de Cooperação Internacional (ACI) da UFPB, Prof. Sandro Marden, e o superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Dr. Marcelo Tissiani.
Durante o encontro, o Reitor ressaltou a necessidade de ampliação de laços entre os dois países, assegurando a discussão de ações entre Brasil e Azerbaijão sobre mobilidade acadêmica e intercâmbio de conhecimento.
“Receber nossos irmãos do Azerbaijão significa abrir horizontes no que se refere a oportunidades de cooperação. É a Universidade que nós queremos ser no sentido de inclusão, figurando um olhar para além de suas fronteiras. O embaixador é muito bem-vindo. Seguramente, temos muito o que aprender e contribuir com o Azerbaijão, de maneira que ambos os países e suas universidades possam ser beneficiadas”, destacou o Prof. Valdiney, citando potenciais áreas para parcerias como energias renováveis, agricultura e na educação a distância.
Para o embaixador Elkhan Polukh, a oportunidade de visitar e conhecer a UFPB possibilitou a identificação de diferentes áreas de atuação em comum, que podem ser aplicadas no desenvolvimento de medidas colaborativas que impactem positivamente as partes envolvidas.
Após a assinatura da carta, o embaixador visitou diferentes espaços da UFPB, incluindo o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e laboratórios do Centro de Tecnologia (CT), do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR).
Foram visitados o Laboratório de Combustíveis e Materiais (Lacom), Laboratório de Energias Renováveis, Laboratório de Refrigeração por Adsorção (Labrads), Laboratório de Síntese e Caracterização de Filmes Finos (Labfilm), Laboratório de Solidificação Rápida (LSRAP), Laboratório de Bioenergias, Laboratório de Tecnologia de Novos Materiais (Tecnomat), Laboratório de Energia Solar (LES) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Materiais (Nepem).
O embaixador Polukhov também esteve com o prefeito da Paraíba, Cícero Lucena. Afirmo que o objetivo da visita é colher informações sobre o potencial do Estado da Paraíba e do município de João Pessoa. “O Brasil é um grande país e queremos explorar cada uma de suas partes. Viemos aqui também para aprender com a experiência de cada cidade”, destacou.
* Com informações de UFPB.
Deixe seu comentário