Getting your Trinity Audio player ready...
|
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, tem feito uma extensa agenda de reuniões com embaixadores na última semana. Os encontros são uma preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (COP26), que será realizada em Glasgow, na Escócia, a partir 31 de outubro.
Nessa quinta-feira (21), esteve com o embaixador do Marrocos, Nabil Adghoghi. Nas redes sociais, o ministro disse que a reunião foi boa e que “estamos alinhados e vamos engajar o mundo para o crescimento verde na COP26”.
Também recebeu o embaixador do Equador, Carlos Alberto Velastegui, a quem apresentou as diferentes vertentes do Floresta+, programa do governo brasileiro para remunerar quem protege a floresta. “Falamos sobre a união dos países para a promoção de uma agenda verde e como o Brasil pode contribuir com tecnologia e conhecimento”, explicou o ministro.
Leira conversou ainda com o embaixador da Jordânia, Maen Masedeh, “sobre temas relacionados COP26 e sobre como o Brasil se consolida, a cada mais, como potência de crescimento verde”.
Com o embaixador da Ucrânia, Rostyslav Tronenko, o tom foi sobre a união de esforços dos dois países “em prol de uma nova economia verde”.
Houve ainda um encontro com o embaixador da Dinamarca, Nicolai Prytz, para conversar sobre os preparativos dos dois países para a COP26.
“Para a Dinamarca, é um prazer dialogar com o Brasil para que possamos trabalhar juntos em soluções que ajudem a minimizar os efeitos das mudanças climáticas”, afirmou o embaixador.
Leite se reuniu com o embaixador da Argélia no Brasi, Toufik Dahmani. Segundo divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente, na ocasião foi alinhada “a cooperação pelo Programa de Crescimento Verde, uma ação importante em face da COP26″.