Getting your Trinity Audio player ready...
|
A 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática, a COP26, ocorrerá em Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, sob a presidência do Reino Unido.
O Brasil está entre os países com maior responsabilidade para dar uma resposta ao mundo sobre seu cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente, vem se reunindo com diferentes embaixadores e diplomatas em Brasília para tratar do tema.
No sábado (15), ele postou uma série de imagens em suas redes sociais, mostrando uma intensa agenda de reuniões ao longo da última semana com representantes de países de divesas regiões.
Ele conversou com o embaixador do Panamá, Miguel H. Lecaro Bárcenas, sobre agenda climática e oportunidades de cooperação internacional.
Também falou com o embaixador de Cabo Verde, José Pedro Chantre D’Oliveira, com quem afirmou ter alinhado posicionamento para cooperações internacionais na agenda climática, ação relevante diante da COP26.
Esteve ainda com o o subsecretário do Ministério do Meio Ambiente do Uruguai, Gerardo Amarilla. “Alinhamos cooperação entre os países pela proteção das zonas costeiras e apresentei o Programa de Crescimeto Verde, que será lançado pelo governo do Brasil em breve”, afirmou Leite nas redes sociais.
Por videoconferência, o ministro tratou com o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, sobre o posicinamento do Brasil nas negociações da agenda climática. “O Brasil terá posição de destaque e trabalhará para promover o crescimento verde”, ressatou Leite na ocasião..
Outro chefe de missão a tratar com o governo brasileiro sobre o tema foi o embaixador da Guatemala, Arturo Romeo Duarte Ortíz. Ficou acertada a transferência de subsídios técnicos e políticos do Brasil para que a Guatemala tenha um “desenvolvimento verde”.