Getting your Trinity Audio player ready...
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve reunião de trabalho com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, na manhã deste sábado, 5 de julho, no âmbito da Cúpula de Líderes do BRICS, no Rio de Janeiro.
Os dois líderes celebraram o excelente status de suas relações bilaterais, bem como o progresso alcançado desde a visita de Estado do presidente Lula a Hanói em abril passado.
Nesse contexto, eles também comemoraram a conclusão do primeiro embarque brasileiro de carne bovina para o Vietnã e a primeira exportação de tilápia vietnamita para o Brasil.
O primeiro-ministro Pham Minh Chinh destacou a importância dos investimentos brasileiros em seu país, especialmente na área de processamento de proteína animal.
Os dois Chefes de Governo também ressaltaram o potencial de cooperação nas áreas de agricultura, defesa, esportes, mineração, biocombustíveis e meio ambiente.
O presidente Lula reafirmou o interesse da presidência brasileira do MERCOSUL em abrir negociações para um acordo comercial com o Vietnã.
Em meio à escalada global do protecionismo, ambos os líderes enfatizaram a importância da integração e complementaridade entre as duas economias.
Os dois países se comprometeram a realizar prontamente missões empresariais para expandir oportunidades recíprocas de comércio e investimento.
A reunião também contou com a assinatura de um Memorando de Entendimento para Cooperação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Transformação Digital.
O primeiro-ministro vietnamita desejou sucesso ao Brasil durante a COP30 e confirmou a participação de seu país no evento em Belém, no Pará, em novembro.