Um dos maiores museus a céu aberto do mundo está a 60 km de Belo Horizonte, a capital mineira. Trata-se do Instituto Inhotim, localizado no pequeno município de Brumadinho (MG), um museu de arte contemporânea e Jardim Botânico. Situa-se em localização privilegiada – entre os ricos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado – e paisagens exuberantes.
São 140 hectares onde estão as obras de mais de 60 artistas de dezenas de países, exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes.
As visitas podem ser ou não guiadas com o curador botânico. Entre as atrações, estão as obras de John Ahearn & Rigoberto Torres, que retratam os costumes e as tradições de comunidades próximas ao Instituto Inhotim, como o “Abre a porta” e “Rodoviária de Brumadinho”
No mural “Abre a porta” está a representação de um cortejo religioso de matriz africana, formada por integrantes dos grupos locais de Congado e Moçambique. O outro mural representa a estação rodoviária da cidade, que além de ser um terminal, é um espaço de convívio: os artistas locais se apresentam e as pessoas dançam ao som do forró, tradicional ritmo brasileiro.

Esculturas
Ao final da alameda, que conduz à sede da antiga fazenda que hoje abriga o Instituto Inhotim, está a escultura Gui Tuo Bei, lembrando tradições da cultura chinesa. A obra faz referência aos monumentos monolíticos carregados por uma tartaruga que são comuns em lugares sagrados e espaços públicos.
O texto gravado na escultura narra um provérbio sobre um homem que, apesar da idade avançada, consegue mover as montanhas que bloqueavam o caminho para sua casa. A exaltação à determinação e ao esforço também se apresenta na figura da tartaruga que tem em sua face o rosto do próprio Zhang Huan esculpido, fazendo referência ao trabalho de carregar uma tradição, assim como de pensar para além dela.
Galerias
O Instituto Inhotim exibe um acervo permanente de arte contemporânea, reconhecido nacional e internacionalmente. São jardins, galerias e obras externas em meio à paisagem bucólica que propiciam uma experiência única. Um lugar para relaxar, admirar, respirar ar puro e desconectar dos problemas e das grandes questões urbanas.
Periodicamente, artistas são convidados a criar trabalhos especialmente para o Inhotim ou que levem a arte para fora do museu, a fim de fomentar e difundir a produção artística.
O Instituto tem nas boas práticas de governança corporativa um foco de sua atenção. A instituição passa, desde 2013, pelo crivo de uma auditoria externa independente, além de diversos procedimentos de compliance, ou seja, de obediência às normas legais. Os documentos, relatórios e informações relacionadas às atividades do Instituto estão acessíveis no site da instituição, inclusive as Demonstrações Contábeis, o Comprometimento Anticorrupção e Código de Ética e Conduta.

Fazenda
Inhotim é uma entidade privada, sem fins lucrativos, mantida com recursos de doações de pessoas físicas e jurídicas – diretas ou por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura –, pela bilheteria e realização de eventos. Idealizado nos anos 80 pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, que transformou o solo ferroso de uma fazenda da região nasceu, em 2006, em um dos maiores museus a céu aberto do mundo.
Brumadinho
A cidade fica no Vale do Paraopeba, a 60 km de Belo Horizonte, entre as brumas que cobrem as montanhas – e que dão nome à cidade – com belezas naturais e uma história ligada à mineração. Cerca de 80% dos colaboradores do Inhotim são moradores do município, que também oferece uma boa rede de hotéis para quem vem de longe e quer descansar ou ficar mais tempo na região.
SERVIÇO:
- Aberto às visitas às quinta-feira e sextas-feiras, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.
- com limite de 1000 pessoas por dia.
- Para garantir o ingresso, a compra deve ser feita antecipadamente pela plataforma Sympla. O limite é de 1000 pessoas por dia.
- Os preços variam de R$ 22,00 a R$ 106,00, conforme o tempo de permanência de um a três dias, ou se o ingresso é meia ou inteira.
- A entrada gratuita na última sexta-feira de cada mês, exceto feriados, mediante retirada prévia pelo Sympla. Também é gratuita para idosos, crianças de zero a cinco anos, moradores de Brumadinho cadastrados no programa Nosso Inhotim, dentre outras categorias.
Instituto Inhotim – Rua B, 20, Inhotim, Brumadinho,MG, telefone (31) 3571-9700 site: https://www.inhotim.org.br/institucional/sobre/
Deixe seu comentário