Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Dia da Independência da Índia, celebrado neste domingo (15), é significativo pela histórico que envolveu a separação dos britânicos após 200 anos. O movimento de independência indiana teve início durante a Primeira Guerra Mundial e foi liderado por Mahatma Gandhi, indicado 5 vezes para o Prêmio Nobel da Paz.
O Projeto de Lei da Independência da Índia foi apresentado na Câmara dos Comuns britânica em 4 de julho de 1947 e aprovado duas semanas depois. Ele previa o fim do domínio britânico na Índia a partir de 15 de agosto de 1947, que tornou-se a data nacional.
O Dia da Independência da Índia é feriado nacional e costuma ser celebrado em todo o país com desfiles e manifestações culturais. Este ano, por causa da pandemia de coronavírus, o Governo da Índia convocou os cidadãos a enviarem vídeos cantando o hino nacional que serão reunidos em um projeto especial
Como parte das celebrações da independência, o governo lançou o programa ‘Azadi Ka Amrut Mahotsav’, que inclui atividades culturais.
Em nota, o Congresso da Índia, anunciou que serão formados comitês em todos os estados para organizar celebrações dos 75 anos da Independência ao longo dos próximos meses. “Foi decidido realizar festas de Swatantra Senani e Shaheed Samman Divas em todos os distritos, com eventos públicos para homenagear os heróis que lutarem pela nossa liberdade, suas famílias e famílias de mártires”.
O primeiro-ministro Narendra Modi deu início às comemorações no dia 12 de agosto, lançando a ‘Dandi March”, de 386 km, com duração de 21 dias. Ela relembra “Marcha do Sal”, que marcou os protestos não violentos liderados por Gandhi contra o monopólio britânico da produção de sal. Em 1930, sob a liderança do pacifista, 78 pessoas começaram uma marcha de Ahmedabad até chegarem a Dandi, 24 dias depois.
A marcha deste ano será feita por 81 pessoas que percorrerão a mesma rota, em memória dos 78 que acompanharam Mahatma Gandhi de Ahmedabad a Dandi e dois outros que se juntaram no meio do caminho. A jornada subsequente em 2021 será marcada por “grandes eventos em seis lugares” associados a história desse movimento pela independência.
Programas simultâneos para “fomentar o patriotismo” serão realizados nos 75 locais onde a marcha de 1930 foi interrompida. Programas culturais são planejados em 21 pontos do percurso nas paradas noturnas dos caminhantes.
Curiosidades
Uma das curiosidades da data nacional indiana é que a música ‘Bharoto Bhagyo Bidhata’ composta em 1911 pelo Prêmio Nobel Rabindranath Tagore foi renomeada ‘Jana Gana Mana’ e adotada pela Assembleia Constituinte da Índia como o hino nacional em 24 de janeiro de 1950.
A bandeira nacional indiana com três faixas horizontais nas cores laranja, branco e verde e o Ashok Chakra no meio foi oficialmente adotada em 22 de julho de 1947. Foi hasteada pela primeira vez em 15 de agosto, 1947. O Chacra tem 24 raios e significa círculo ou processo que se repete. Ele simboliza o círculo do tempo, mostrando como o mundo muda com o tempo.
Outro aspecto interessante é que as bandeiras oficiais do país são fabricadas em apenas um lugar: o Karnataka Khadi Gramodyoga Samyukta Sangha, localizado em Dharwad em Karnataka. De acordo com as especificações legais, ela deve ser de algodão khadi fiado à mão e o Ashok Chakra bordado à mão.
Há outra curiosidade que pode surpreender os brasileiros. Embora o hindi e o inglês sejam as línguas usadas oficialmente, em Goa se fala português. A região foi uma colônia portuguesa, sendo o último estado a aderir ao território indiano, em 1961.