Getting your Trinity Audio player ready...
|
O vice-presidente Hamilton Mourão iniciou, nesta quarta-feira (8), uma viagem para a Amazônia, acompanhado de 11 embaixadores e dois senadores. Ele repete o que foi feito com chanceleres, em 2020, visando mostrar os problemas ambientais da região.
Segundo a assessoria de comunicação da vice-presidência, fazem parte da comitiva os representantes de Japão, Espanha, União Europeia, Angola, Paraguai, França, Índia, Uruguai, Reino Unido, Suíça e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Também estão presentes na viagem os senadores Nelsinho Trad (PSB-MS) e Kátia Abreu (PP-TO), além de representantes de cinco ministérios: Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), Ministério de Minas e Energia, Ministério do Meio Ambiente, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
A programação prossegue até sexta (10) e está concentrada no estado do Pará, mais especificamente nas cidades de Parauapebas, Altamira, Medicilândia e Belém, onde a ocupação humana está consolidada e grandes projetos de mineração e infraestrutura convivem com ações de proteção ambiental e de expansão da bioeconomia. Também farão sobrevoos às Operações da Vale e à Floresta Nacional dos Carajás além de visita ao complexo mineiro da cidade. Os integrantes da comitiva vão conhecer o Parque Zoobotânico, sobrevoar a Volta Grande do Xingu e visitar as instalações da usina hidroelétrica de Belo Monte. A agenda inclui ainda visitas à fábrica da Gencau, ao Museu Emílio Goeldi e ao Instituto Evandro Chagas, primeira instituição científica da região amazônica.
A ideia é levar os embaixadores para conhecerem a realidade local e o trabalho do Governo Federal na região Oriental da Amazônica. No ano passado, a viagem levou embaixadores para a Amazônia Ocidental.
Após a 6ª reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal, em 24 de agosto, Mourão, que preside o colegiado, ressaltou que os embaixadores teriam a oportunidade de observar o “real problema” da floresta durante a viagem.
“Hoje inicia mais uma viagem para a Amazônia. Desta vez, a parte oriental da Floresta recebe uma comitiva de chefes de missões diplomáticas, jornalistas e parlamentares para conhecer sua realidade”, afirmou Mourão em sua conta no Twitter.
O embaixador da União Europeia, Ignacio Ybañez, disse que esta é “uma oportunidade de conhecer melhor esta importante região do Brasil onde visitaremos vários projetos de mineração, hidrelétricas e agroindustriais, mas também esforços no campo da ciência.
Iniciando a viagem para a Amazônia Oriental a convite do Vice-Presidente @GeneralMourao. Uma oportunidade de conhecer melhor esta importante região do 🇧🇷 onde visitaremos vários projetos de mineração, hidroelétricas e agroindustriais, mas também esforços no campo da ciência. pic.twitter.com/0qm6N120Km
— Ignacio Ybáñez 🇪🇺 (@IgnacioYbanez) September 8, 2021