Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Costa Rica está cheia de bandeiras e atividades culturais, comemorativas ao bicentenário de sua independência, atos que vão se intensificar esta semana, sobretudo nos dias 14 e 15. O embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz, no cargo desde de julho de 2019, fala sobre essas comemorações e outros assuntos em entrevista exclusiva à Diplomacia Business.
O país da América Central, com apenas 51.060 km² de terras, possui 5% da biodiversidade mundial. Com belas praias e ondas apropriadas para o surf, a Costa Rica tem no turismo 8% do seu PIB. O país ficou independente da Espanha em 15 de setembro de 1821.
Confira a entrevista com o embaixador.
Como os costa-riquenhos estão comemorando o bicentenário da independência do país?
Embaixador Norman Lizano Ortiz – Toda a Costa Rica está cheia de bandeiras e temos atividades culturais, concertos, palestras históricas. Nos dias 14 e 15, teremos muitos atos culturais em todo o país.
Crescer com sustentabilidade. Essa meta tem sido perseguida pela Costa Rica?
Embaixador Norman Lizano Ortiz – Certo. É um modelo de desenvolvimento que o meu país decidiu seguir há muito tempo. Temos 5% da biodiversidade mundial. A nossa responsabilidade com as futuras gerações é preservar essa diversidade e com as gerações atuais procurar o desenvolvimento econômico e social.
A pandemia parece ter sido logo controlada em seu país. Ela chegou a afetar o turismo? Como está sendo possível continuar com o turismo hoje na Costa Rica?
Embaixador Norman Lizano Ortiz – A pandemia afetou o turismo no ano 2020. Entre março e agosto, nossos aeroportos ficaram fechados. O turismo representa 8% do nosso PIB. Mas em 2021, o turismo voltou. No mês passado, nosso Parlamento adotou uma lei para os nômades digitais. Os turistas podem trabalhar virtualmente da Costa Rica. Todas as linhas aéreas também estão de volta.
Quais medidas o governo costa-riquenho tem adotado pela inclusão das comunidades pobres, ou seja, para fortalecer a inclusão social?
Embaixador Norman Lizano Ortiz – Temos um trabalho institucional muito forte nas áreas de Educação, Saúde e Habitação. Com a pandemia também adotamos um benefício social, um auxílio emergencial à população de baixa renda, como no Brasil.
Em que setores o Brasil e a Costa Rica têm aprimorado e avançado suas relações comerciais?
Embaixador Norman Lizano Ortiz – Temos economias muito parecidas e produzimos muitos produtos iguais. Então, no caso da Costa Rica, procuramos aumentar as nossas exportações para o Brasil em mercados especializados como a venda de materiais médicos.
