Getting your Trinity Audio player ready...
|
O embaixador chinês nos Estados Unidos, Xie Feng, pediu aos dois lados que obtenham inspiração e sabedoria de sua diplomacia do ping-pong há mais de cinco décadas.
Em um discurso em um evento recente realizado pela Embaixada da China nos Estados Unidos para comemorar o 52º aniversário da Diplomacia do Ping-Pong, Xie disse que o relacionamento China-EUA hoje está novamente em uma encruzilhada.
“Precisamos quebrar novamente o gelo entre nossos países”, disse Xie. “Como a China e os Estados Unidos conseguiram quebrar o gelo de 22 anos, há 52 anos, devemos ter ainda mais confiança hoje para nos livrarmos da mentalidade da Guerra Fria, desafiar o ‘politicamente correto’ e pular a armadilha do conflito entre países importantes.”
Connie Sweeris, campeã americana de tênis de mesa que fez a viagem de quebra-gelo à China em 1971, seu marido Dell Sweeris e a Sra. Jan Berris, que recebeu a delegação chinesa de tênis de mesa que visitou os Estados Unidos em 1972, relembraram suas experiências e compartilharam seus pensamentos.
“Acho que é muito importante promover o relacionamento no tênis de mesa”, disse Connie Sweeris aos repórteres.
“E quanto mais intercâmbios, sejam eles educacionais, esportivos ou musicais, ou qualquer tipo de intercâmbio entre nossos dois países… se pudermos aprender a fazer isso, acho que podemos quebrar barreiras e abrir uma comunicação que é simplesmente fenomenal”, disse ela.
Jan Berris, atual vice-presidente do Comitê Nacional de Relações Estados Unidos-China, também participou do evento.
“Em ambos os lados, agora temos imagens em nossas cabeças que não são as melhores do outro lado. E acho que temos que estar dispostos a deixar essas imagens de lado e nos abrir novamente, como pessoas individuais”, disse Berris aos repórteres.
O embaixador chinês pediu que os dois lados revigorem os intercâmbios entre seus povos e embarquem em uma nova jornada no relacionamento entre a China e os EUA.
“A cúpula em São Francisco não é uma linha de chegada, mas um novo ponto de partida para as relações bilaterais”, disse Xie.
“A prioridade urgente é dar continuidade à reunião, aprimorar o gerenciamento de todo o processo e, em especial, implementar fielmente os entendimentos comuns alcançados entre nossos presidentes, de modo a estabilizar e melhorar o relacionamento bilateral, transformar a visão de São Francisco em realidade e beneficiar os dois países e o mundo”, disse ele.
No evento na embaixada, foi realizado um jogo amistoso de equipes mistas para relembrar a história e renovar a boa vontade entre os povos chinês e americano.