Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta quinta-feira (1) a Embaixada de Israel, em parceria com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), realizou o plantio de mudas de açaí e mirtilo dentro da Missão Diplomática.
O plantio em conjunto com tecnologias israelenses completa a instalação do pomar demonstrativo em Brasília que fará parte da Rota da Fruticultura, iniciativa do programa Rotas de Integração Nacional do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR). O pomar da Embaixada será irrigado através da técnica israelense do gotejamento, que fornece a quantidade precisa de água e adubo que a planta necessita, através da técnica de fertirrigação. Também foi instalado no pomar um sensor que indicará as necessidades nutricionais das plantas para que elas cresçam mais rápido e mais saudáveis.
“A iniciativa pioneira de trazer essas plantações para cá [para a Embaixada] é parte da Rota da Fruticultura, em parceria com a Codevasf e a Deputada Bia Kicis, e serve para mostrar que é possível trazer açaí e mirtilo para o Distrito Federal e como essas tecnologias são relevantes para a agricultura familiar”, afirma Daniel Zonshine, Embaixador de Israel no Brasil. O plantio das mudas na dentro da Embaixada também é “uma boa oportunidade de mostrar as tecnologias israelenses na área da agricultura para usar menos água e produzir mais”, afirma o Embaixador.
O evento foi idealizado e promovido pelo Adido de Agricultura da Embaixada de Israel, Ari Fisher. Nele, estiveram presentes o Diretor da Codevasf Rodrigo Moura Parentes Sampaio, assim como a diretora do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Fabiana Villa Alves, a Deputada Federal Bia Kicis, o Presidente da EBC Glen Valente, os diplomatas Nicholas Lovegrove, da Embaixada da Austrália, e Pierre-Yves Morier, da Embaixada da Suíça, assim como representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional.
A instalação desse pomar demonstrativo para o desenvolvimento da fruticultura no semiárido se relaciona com o pioneirismo israelense em inovações para a agricultura. A tecnologia israelense relacionada a água representa 50% dos sistemas de irrigação de baixa pressão do mundo. Israel é um país sem acesso a uma abundância de recursos naturais – 60% do seu território é tomado pelo Deserto de Negev – motivo pelo qual seu governo precisou investir em inovação nas áreas da agricultura e tratamento de água. Em 2016, 86% da água tratada era reutilizada em Israel.
* Com informações da Embaixada de Israel.