Por ocasião da comemoração do 95º aniversário da unificação e fundação do Reino da Arábia Saudita, o Embaixador deste país no Brasil, Faisal Ibrahim Ghulam, recebeu convidados na noite de terça-feira (19), para uma recepção no Clube Naval de Brasília.
Na abertura da solenidade foi transmitido um vídeo sobre o país árabe, sobre algumas de suas conquistas ao longo dos anos e também sobre as relações com o Brasil, destacando o recente encontro entre Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e Primeiro-Ministro da Arábia Saudita e o Presidente Lula e a entrada saudita no Brics.
O Embaixador saudita no Brasil, Faisal Ibrahim Ghulam, deu início ao seu discurso afirmando que “este ano tem um significado especial, pois marca os 50 anos da relação diplomática entre o Reino da Arábia Saudita e o Brasil, uma ocasião importante em que nossos líderes destacaram em sua recente reunião durante a cúpula do G20, há cerca de uma semana atrás”, acrescentou.
Disse também que ao longo destes 55 anos, os os laços diplomáticos entre os países floresceram, abrindo caminho para numerosos marcos significativos. O diplomata lembrou que “há quase um mês, tivemos um importante fórum de investimentos com a presença do vice-presidente do Brasil, onde foram assinados 25 memorandos entre o setor privado dos dois países”.
A colaboração empresarial bilateral continua a crescer com muitas oportunidades no horizonte no domínio da cultura e social. A recente contratação de estrelas do futebol brasileiro para jogar na liga profissional saudita é outro ponto importante das relações.
“Aliás, foi em Jeddah, na Arábia Saudita, em 1978, que a cidade viu a experiência brasileira atualizar o amistoso na região do Golfo, deixando uma marca duradoura no coração dos entusiastas do futebol”. Concluiu sua fala dizendo estar otimista de que a união entre a Árabia Saudita e o Brasil irão se fortalecer dia após dia.
A Secretária do departamento de África e Oriente Médio do Itamaraty, Embaixadora Ana Paula Simões Silva reforçou que “os laços de amizade entre o Brasil e a Arábia Sauita sempre foram marcados pelo diálogo, pelo respeito e pela cooperação, crescendo cada vez mais desde a abertura das nossas respectivas embaixadas em 1973”.
Simões informou que as relações bilaterais entre as nações vivem um momento auspicioso e que, durante a Cúpula do G20 em Nova Deli, novos caminhos foram abertos para a parceria entre países.
Prosseguiu dizendo que “os aspectos econômicos da relação também são muito importantes. O volume e o crescimento do nosso comércio bilateral têm sido significativos, uma vez que a Arábia Saudita é o maior parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio”.
Participaram do evento, representantes do corpo diplomático, autoridades do governo, imprensa e amigos da Arábia Saudita.