Getting your Trinity Audio player ready...
|
Para fortalecer a cooperação com os países sul-americanos e desenvolver relações comerciais e culturais bem-sucedidas, o Chanceler da República Tcheca, Jan Lipavský, iniciou hoje (8), sua visita ao Brasil (a última visita aconteceu em 2002) . Depois, ele seguirá para a Argentina.
Os países sul-americanos sempre foram um importante aliado da República. O Brasil é o maior parceiro comercial do país europeu na América do Sul e a Argentina tem a maior e mais ativa comunidade de expatriados da América Latina.
Em ambos os países, a visita terá como foco o desenvolvimento da cooperação empresarial e o fortalecimento do investimento mútuo. Outros temas importantes incluirão a cooperação em organizações internacionais e questões regionais.
Nesta segunda-feira (8), o Ministro Lipavsky, manteve, em Brasília, reunião de trabalho com a Ministra substituta das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha, no dia 8 de abril. Na ocasião, foram examinados os principais aspectos das relações bilaterais, bem como temas de interesse comum da agenda multilateral. É digna de nota a cooperação entre a Embraer e a empresa tcheca Aero Vodochody no programa de aeronaves de transporte multimissão KC-390.
As autoridades trataram do estreitamento dos laços bilaterais, além de temas regionais e globais. Brasil e República Tcheca cultivam laços históricos, fortalecidos pela significativa comunidade de descendentes de tchecos no Brasil. O Presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, bisneto de tchecos, foi o responsável pela construção de Brasília.
A agenda do Ministro Jan Lipavský em Brasília prevê, ainda, encontros com o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, e com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, além de almoço com a Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.