Brasil e El Salvador e Brasil continuam estreitando laços de cooperação por meio de acordos. A vice-ministra das Relações Exteriores salvadorenha, Adriana Mira, firmou em San Salvador um acordo de cooperação que fortalecerá três projetos no áreas de agricultura, genética e treinamento para atendimento de emergência.
As iniciativas já fazem parte do XII Programa de Cooperação Técnica El Salvador-Brasil, um instrumento bilateral que está sendo revisto e ampliado. O projeto denominado “Apoio à implementação da regulamentação sobre acesso aos recursos genéticos e conhecimentos tradicionais associados e participação nos benefícios derivados da sua utilização” será executado pelo Ministério do Meio Ambiente de El Salvador.
Da mesma forma, foram firmados convênios para reforçar as iniciativas: “Capacitação técnica para o fortalecimento institucional do Corpo de Bombeiros de El Salvador” e “Fortalecimento institucional voltado para o melhoramento de hortaliças adaptáveis às mudanças climáticas”, este último executado pelo Centro Nacional de Tecnologia Agropecuária (CENTA).
Mira acredita que o apoio do Brasil representa uma oportunidade para fortalecer as políticas de desenvolvimento nos campos agrícola e científico de El Salvador e expandir o conhecimento para o corpo de socorro especializado. A vice-ministra também reiterou o compromisso da presidente Bukele de continuar trabalhando junto com o Brasil, nação com a qual compartilham sólidos valores e princípios.
“Como país nos orgulhamos da relação de amizade que construímos com o Brasil, baseada em fraternidade, respeito, solidariedade e equidade, valores que hoje se cristalizam em uma colaboração sólida que parte de uma visão comum”, assegurou a diplomata salvadorenho. Ele também destacou que esses esforços ajudarão as duas nações a planejarem cumprir a Agenda 2030, especialmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Por sua vez, o Embaixador do Brasil em El Salvador, João André Pinto Dias Lima, destacou a sólida relação de amizade e cooperação bilateral. Destacou que existem 70 projetos em andamento nas áreas comercial, empresarial, de segurança e cultural, entre outras.
“Estamos muito felizes por chegar a este momento e iniciar as atividades nestes importantes projetos de desenvolvimento”, acrescentou o Embaixador brasileiro.
A assinatura contou também com a presença da diretora da Agência de Cooperação Internacional para a Cooperação Internacional (ESCO), Karla de Palma; além do Ministro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (MARN), Fernando López Larreynaga, e do representante legal do Centro Nacional de Tecnologia Agrícola e Florestal (CENTA), Enrique Parada Rivas.
