O Ministro Carlos França realizou nesta quinta-feira (4), uma reunião com o Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell Fontelles, que realiza visita oficial ao Brasil entre os dias 3 e 5 de novembro.
Na ocasião, discutiram a revisão da Parceria Estratégica; o Acordo de Associação MERCOSUL-UE; a acessão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento, temas ambientais; recuperação econômica pós-pandemia; e temas regionais.
França e Borrell e das instituições europeias em favor da assinatura e ratificação do Acordo de Associação entre o MERCOSUL e a União Europeia, que impulsionará as já densas relações econômico-comerciais entre as duas regiões.
O espanhol, em pronunciamento feito com o chanceler para jornalistas, destacou a “grande importância” do acordo, que foi anunciado em 2019, após duas décadas de negociações e que agora está paralisado outra vez, a espera do processo de ratificação, que conta com resistência de alguns países europeus. Na opinião do chefe da diplomacia da UE, a confirmação do pacto representaria uma “grande oportunidade” para melhorar as relações comerciais que já são fluídas e que seriam muito mais potencializadas para os dois blocos, em benefício da população.
Um dos resultados do encontro foi a assinatura do Memorando de Entendimento sobre Cooperação Internacional na modalidade trilateral. Com o documento, União Europeia e Brasil se comprometem a unir forças para oferecer ajuda técnica e humanitária a outros países ou blocos, sobretudo, da América Latina e África.
* Com informações de Itamaraty.
Deixe seu comentário