Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta semana, autoridades da Armêia e do Azerbaijão anunciaram a conclusão do texto de um acordo de paz que visa pôr fim ao conflito de quase quatro décadas entre as nações do Sul do Cáucaso.
Trata-se de um avanço importante e surpreendente num processo de paz que já foi travado várias vezes e se revelou difícil durante muito tempo. As duas nações pós-soviéticos têm estado envolvidos em hostilidades desde o final da década de 1980.
Baku e Ierevan travaram duas guerras pelo controle da região de Karabakh, no Azerbaijão, de população armênia, no fim da União Soviética e novamente em 2020, antes de o Azerbaijão tomar toda a área em uma ofensiva de 24 horas em setembro de 2023.
O Ministério das Relações Exteriores da Armênia em Ierevan anunciou ontem que o acordo está pronto para ser assinado. O Governo aceitou as propostas de Baku sobre dois artigos não resolvidos anteriormente do rascunho e está pronto para iniciar as negociações com o lado azerbaijano sobre o horário e o local da assinatura, disse o ministério.
Enquanto isso, o Ministério das Relações Exteriores do Azerbaijão em Baku também disse que as negociações estavam encerradas, mas observou que a Armênia deve emendar sua constituição e renunciar a todas as reivindicações territoriais contra o Azerbaijão.