A Arábia Saudita está hospedando a Cúpula da Iniciativa Verde do Oriente Médio na capital Riad nesta segunda-feira (25). O evento é uma extensão do fórum inaugural da Iniciativa Verde Saudita e do evento auxiliar, Cúpula Verde Jovem, que ocorreram nos últimos dias. Todos eles abordam as promessas climáticas da Arábia Saudita, bem como as iniciativas que moldarão o futuro sustentável da região.
O príncipe herdeiro Mohammed bin Salman reforçou no sábado, durante o fórum inaugural, que o país estava dobrando as metas estabelecidas para a redução das emissões de carbono, além de aumentar as áreas protegidas na Arábia Saudita para 30% e plantar 10 bilhões de árvores. O reino planeja plantar 40 bilhões de árvores adicionais em colaboração com outros países árabes, explicou Salman recentemente. “O reino, a região e o mundo devem ir muito além e muito mais rapidamente em seu combate às mudanças climáticas. Rejeitamos a escolha falsa entre preservação da economia e proteção do meio ambiente.”
Como parte da Cúpula de hoje, o príncipe herdeiro irá basear-se nos e discussões que ocorreram nos dois dias anteriores, recebendo contribuições de chefes de estado de todo o mundo. Ao longo do dia, diferentes painéis tratarão das iniciativas que ajudarão o Oriente Médio a atingir seus objetivos climáticos.
Haverá palestras sobre como o financiamento verde pode ajudar governos e empresas a atingir as metas climáticas, com especialistas do mundo financeiro dando sua opinião.
A expectativa é que o documento final da Cúpula traga uma resolução de cortar 60% da emissão de carbono na região e ações concretas para alcançar nas próximas décadas o “net zero”, conceito que significa neutralizar o balanço entre as emissões e remoções de carbono da atmosfera.
Participação dos EUA
O primeiro-ministro do Paquistão Imran Khan, o primeiro-ministro do Marrocos Aziz Akhannouch e a primeira-ministra tunisiana Najla Boden são presenças confirmadas na capital saudita para a Cúpula. Ministro do Meio Ambiente e diplomatas de outros países da região também são esperados.
John Kerry, o Enviado Presidencial Especial para o Clima dos Estados Unidos fará uma participação especial no evento. Ex-secretário de Estado dos EUA, Kerry há muito trabalha por metas climáticas ambiciosas para manter o mundo alinhado com os compromissos do Acordo de Paris.
A reúnião de lideranças de governo do Oriente Médio, promovida pelos sauditas, é mais um evento em antecipação à COP26 – A Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas- que começa na semana que vem em Glasgow, Reino Unido, e pretende mudar os rumos da sustentabilidade mundial.